sábado, 8 de janeiro de 2011

Liberdade ao pensar

11 comentários
Há tempos venho sendo alertado por uma pessoa, para não dizer sutilmente coagido/ameaçado, sobre uma possível inquisição contra blogueiros e participantes de fóruns que fazem referências a Congregação Cristã no Brasil. É como se de uma forma velada estivessem me dizendo: "olha, você está incomodando muita gente, é melhor você parar antes de sofrer as consequências, pois, estão investigando sua vida, querem um motivo para te desacreditar ou removê-lo do nosso meio".

Não sei se é verdade, sinceramente espero que não.
.
Para melhor compreender o assunto, antes de discorrer a leitura das linhas abaixo, CLIQUE AQUÍ.
.
Infelizmente, a História recente do Brasil relata que de 1964 à 1985 o Brasil viveu uma ditadura, já no primeiro ano desse golpe contra a democracia brasileira instituiu-se o SNI (Serviço Nacional de Informações), com o intuíto de fichar e catalogar aqueles que eram considerados inimigos do Estado. Caso os dirigentes desse orgão considerasse necessário expediam ordens de vigilância contra aqueles que eles julgavam ser perigosos para a "segurança nacional".

No passado a Igreja Católica Apostólica Romana para inibir e eliminar seus opositores instituiu a Inquisição, realizando uma verdadeira caça às bruxas, onde até mesmo judeus conversos ao catolicismo, ainda praticantes da lei mosaica (recusa da carne de porco, higiene, etc), eram denunciados e julgados nos Tribunais da Inquisição somente serem considerados hereges opositores da doutrina papal. Como bem lembra nosso hino 205, cristãos foram nos tribunais condenados, sem culpa nas prisões foram lançados, de seus bens terrestres foram despojados... tudo sofreram pela fé.

É com tristeza que nós membros da Congregação Cristã no Brasil temos que receber a notícia de que a instituição possa tomar uma atitude de caçar, investigar, calar e punir aqueles a quem ela declara inimigos/opositores internos, é impossível não comparar esta possível iniciativa  da denominação com a ditarura e/ou a inquisição da igreja romana.


Não dá pra saber se isto de fato é verdade, pois, como bem lembra o autor da postagem que fala sobre a "inquisição ccbeiana", sob o título de "medidas e intervenções", a Congregação Cristã atém-se ao silêncio e indiferença para com os tidos "opositores", o que para muitos internamente e externamente soa como negligência e desleixo, ou seja, as palavras do autor não é o pronunciamento oficial da instituição, no máximo, é o relato de algo que ele escutou em conversa com seus pares, sabe se lá onde, uma vez que o autor da referida postagem não é integrante do corpo ministérial, embora sempre esteja muito bem informado sobre os assuntos ministeriais, mesmo aqueles que são tratados nas "Assembléias Anuais" e que não devem nem mesmo ser comentado pelos ministros para com as suas esposas.

Destaco que tanto o fórum "CCB Sem Censuras" quanto no blog "Cristão CCB" é e sempre foi assegurado o direito de resposta às pessoas e instituições que eventualmente viessem a se sentir ofendidas ou injustamente denegridas.

É importante ressaltar que tanto nos fóruns quanto nos blogs, os conteúdos que são considerados oposicionistas pela instituição não constituem propriamente em contradições bíblicas, mas contestação de doutrinas humanas, visto que, o próprio nosso Senhor Jesus Cristo determinou que falemos do evangelho à todas criaturas, e a internet é apenas umas das formas de isto fazermos, embora  alguns homens possam se sentir contrariados, não há desobediência ao Senhor e nem a sua Palavra.

Os conteúdos também não são criminosos, pois, vivemos sob um Estado Democratico de Direito, e valemos-nos das prerrogativas dos incisos IV e IX do artigo 5° da Constituição Federal, que asseguram o direito a a livre manifestação do pensamento e de comunicação independentemente de censura ou lincença. Além de que, o inciso VI assegura a inviolabilidade da liberdade a consciência e crença, ou seja, independente de doutrinas podemos nos exercitar em pensar.

Isto posto, faz-se necessário esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Lembro ainda, que o ambiente virtual, quer no Brasil e no exterior, ainda não dispõe de legislação específica que regula o ambiente virtual, o que torna mais difícil a empreitada daqueles que por ventura, em pleno Estado Democrático de Direito, queiram atentar contra democracia restringindo a liberdade de expressão e/ou coagir/constranger aqueles que se usam do direito da liberdade de expressão.

A Congregação Cristã viveu sob a cortina de ferro instituida pela ditadura, entre 1964 e 1985, e como mostrado acima, de certa forma, no hino 205, a Congregação Cristã  reconhece a opressão sofrida pelos cristãos no passado, não é de se esperar que ela mesma se esforce para criar um ambiente similar ao daquelas épocas sombrias e tenebrosas, ainda mais porque nem aqui e nem no fórum fazemos denuncismo como visto em alguns sites. Embora nunca publicado aqui ou no fórum, temos ciência de métodos nada convencionais, éticos e morais e nada cristão que alguns segundo as próprias vaidades se utilizaram para serem conduzidos a cargos importantes dentro da denominação. 

Enfim, não dá para confiar no senso de justiça de pessoas que agem de forma desonesta e impia.

Mas como explicita aquele que informa sobre as "Medidas e Intervenções", as ações de uma possível inquisição ccbeiana restringe-se aos internos da instituição, isto não significa que calarão os que insistem em anunciar a verdade sobre alguns assuntos delicados para a instituição, pois, uma vez perseguidos, resta a opção do exílio.

Blogueiros e participantes de fóruns não são opositores do evangelho e nem denominações, são amigos e amantes da Palavra de Deus e se embrenham nessa empreitada mais para aprender do que para ensinar.

Só não entendo porque querem me calar, pois, raramente falo da Congregação Cristã, falo muito mais sobre a Palavra de Deus, segundo o entendimento que Deus dá. 

Pois é, se essa caça as bruxas em busca de blogueiros ccbeianos realmente acontecer mostrará a crueldade do sistema e que nossos ministros realmente são mão de ferro. 

Ao agirem como ditadores, quando estamos em pleno vigor da democracia espiritual, assegurada pelo sangue expiador de Jesus Cristo, estarão cada vez mais se distanciando das primícias e ideiais de Luis Francescon e do evagelho,  e assim, inevitavelmente caminharemos para o sectarismo.

Não sei se é mera coicidência, mas as investidas contra os blogueiros e foristas ccbeianos se tornou mais agressiva e intensa depois que passaram a falar da maçonaria que também  infiltrada em nossa igreja. 


Pela liberdade ao pensar e o direito de expressão digamos não a a uma nova inquisição.  

11 comentários:

Regina Farias disse...

Mário,

Sinceramente me arrepia e muito me impressiona "a INDIFERENÇA como metodologia adequada ao seu particular contexto". (O restante do texto me arrepiou mais ainda!!!)

Me arrepia e me impressiona porque indiferença, para mim, é doença da alma, ausência total de emoção, um sentimento ruim que tem poder devastador posto que típico do dominador/opressor. Não precisa estudar Psicologia pra saber algo tão básico.

E essa coisa do silêncio é algo terrivelmente perturbador e doentio porque rejeita, exclui e MATA.

Veja você o paradoxo. Indiferença e silêncio, táticas aparentemente sábias, entretanto SUTIS e que só entristecem e oprimem e que em dado momento reagem ferindo e matando.

Ou seja: a dobradinha INDIFERENÇA e SILÊNCIO são totalmente anti-bíblicas. Procuro no Evangelho, nas Palavras de Vida ao longo das Escrituras, no testemunho de vida missionária de Jesus e não consigo encontrar absolutamente NADA a esse respeito.

Lamentável!

E ainda bem que eu não dependo de igreja nenhuma e principalmente de nenhuma denominação reacionária para viver o Evangelho de Cristo. Aliás, quem podia me condenar resolveu me justificar. E NADA nem NINGUÉM poderá me separar do amor de Cristo! Aleluia!!!

Abs,

Rê.

MFF disse...

Prezado irmão Mario!

"Quem vai nos separar do amor de Cristo" - a fome, a perseguição, a angustia, a CCB e seus fariseus persistente neste sistema religioso decadente?
Desde quando estar ou nao estar dentro de uma instituição religiosa que controla até os pensamentos dos seus adeptos é ser crente, ou certeza de savalçao??? A CCB é maior que o Senhorio de JESUS CRISTO??
Ninguem deve se sentir intimidado com esses homens detentores de certo "poder" eclesiastico, temporário e passível de muitas injustiças e que terão que prestar conta ao Todo Poderoso por toda essas heresias, mentiras,corrupções e tradições que tentam de toda forma invalidar o concerto eterno de Jesus Cristo para com os homens, pois suas "doutrinas falivéis" não podem acima da PALAVRA DE DEUS.
Nem a profundidade, nem a altura nos separá do amor de Cristo. Descanse no Senhor....

Regina Farias disse...

Oops, eu me expressei mal, ou de forma incompleta. "Ausência total de emoção sadia". Faltou colocar o "sadia". Afinal, "sentimento ruim" é uma forma de expressar emoção também, só que prejudicial. Portanto, repito, não é falta de emoção, mas de usá-la de maneira saudável e que promova a vida em abundância proposta por Jesus. Triste isso...

Marcos Heisschwert disse...

Por isso eu digo, vou tratar a CCB com indiferença também, agora que Deus me libertou daquele lugar horrível e tenebroso, e se Deus permitir não quero pronunciar este nome Nunca Mais.

Valdeci disse...

Regina,

esta indiferença não tem nada a ver com a psicologia sobre as reações entre os seres humanos: amor, ódio ou indiferença. Estamos falando de questões no campo teológico, onde supostos entendidos das Escrituras, pretendem provar que a Congregação é uma seita e não uma igreja cristã, escrevendo livros e artigos a respeito.

Outra coisa que precisa ficar claro é que trata-se de indiferença da instituição (corporativa). Individualmente todo ccbiano é livre para responder, bem ou mal. Quem não responde é a instituição chamada CCB, não publica livros e nem manda ninguém defendê-la.

Henrique Peinado disse...

Prezado irmão Mário,

Acessei hoje teu blog pela primeira vez. Gostei de boa parte de tuas reflexões.

Sobre esse teu último post, eu acredito que nada mais é do que boatos. Você não está instigando, investigando, querendo mostrar falhas de pessoas, como acontece com vídeos no Youtube procurando delatar irmãos etc.

Fique em paz.

Como disse um dia Gamaliel sobre os apóstolos: "Homens israelitas, acautelai-vos a respeito do que haveis de fazer a estes homens,
Porque antes destes dias levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; a este se ajuntou o número de uns quatrocentos homens; o qual foi morto, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos e reduzidos a nada.
Depois deste levantou-se Judas, o galileu, nos dias do alistamento, e levou muito povo após si; mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos.
E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará,
Mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus."

.
Sendo Deus dono da obra, Ele tratará de limpá-la se assim for de Sua vontade. A nós, basta aceitarmos a Verdade em nosso Senhor Jesus Cristo. Ele sim, único homem perfeito.

Deus te abençoe.

Regina Farias disse...

Mário,

Em primeiro lugar, eu estranho as palavras do Sr. Valdeci direcionadas a mim e não a você como autor do texto. Afinal minhas colocações foram "em cima" do exposto. Aliás, é como sempre faço, procurando não sair do foco. Portanto, entendo que esse esclarecimento não cabe a mim, e sim, ao autor do blog.

Depois, me desculpe a sinceridade, mas indiferença é sempre indiferença. Não importa se da liderança com (supostos)teólogos ou com liderança em relação a certos membros da denominação. Para mim, indiferença é, foi e será sempre sinônimo de arrogância, principalmente nesse caso em particular, onde líderes religiosos se acham porteiros do Reino dos Céus e donos do Reino de Deus aqui na Terra.

Aliás, diga-se de passagem, que na oração que Jesus ensina, ele não nos diz para dizer "Meu" Pai, mas Pai NOSSO. E mais adiante diz: Venha a nós o Teu reino. "Venha a nós" porque é aqui onde estamos(O Reino de Deus no nosso ser) e não em instituições.

Por outro lado, entendo que instituição é formada por corporação, pessoas que rezam o mesmo credo. Ou seja, são PESSOAS de dentro, que comandam, que dão as ordens, ditam os "ensinamentos doutrinários" específicos àquela determinada denominação.

Enfim, são PESSOAS que formam uma liderança, obviamente. Liderança esta, que deveria estar ouvindo seus membros, liderança esta, que deveria estar atenta aos engessamentos que foram surgindo ao longo das décadas. É isso que leio nos blogs de dois ou três irmãozinhos que admiro por ainda apostarem na denominação que escolheram para, em lá adorando a Deus, de lá saírem para servir ao próximo. Pelo menos essa é a simplicidade do Evangelho. (Se bem que adoração NADA tem a ver com local, espaço físico e você bem sabe disso).

Assim sendo, podemos chamar de instituição à vontade, PORÉM não deixa nunca de ser GENTE que está colocando tais características que os próprios membros não estão aceitando mais. E exatamente essas tais características impostas pela instituição (corporativa - composta por PESSOAS) é que não estão sendo mais toleradas por outras pessoas que fazem parte da mesma instituição.

É incoerente dizer que "instituição tal" não responde, não faz publicações nem se defende mas que seus componentes são livres para dizerem o que pensam. No meu raciocínio e entendimento sobre o que eu aprendi sobre corporação, não consigo atinar para que serve, então. Qual a finalidade dessa liberdade de expressão dos seus membros? Ora, Então eu faço parte de uma instituição religiosa, vejo coisas erradas que estão em desacordo com O EVANGELHO sendo aplicadas dentro dela, posso expor minhas ideias à vontade, mas A INSTITUIÇÃO (que é formada por gente como eu) não se movimenta em direção ao que seus membros pensam, falam e expõem?!

Assim sendo, que qualificativos se espera que se dê a tal instituição? Ora, é por isso que o arrogante prefere se calar. Imposição pelo silêncio. Silenciando-se, a intolerância permeia.

Mas tem uma frase que diz que "TODA REPRESSÃO UM DIA EXPLODE".

Eu acho que é urgente sairmos do salto da soberba religiosa e refletirmos sobre isso...

Deus te abençõe,

R.

Regina Farias disse...

Mário,

Veja você o que é "coincidência", veja a casualidade que é totalmente de Deus. Quando falo aqui que Deus é Pai NOSSO (e não de alguns crentes para fazer capricho coletivo de uma denominação) recebo por e-mail este video abaixo.

http://vimeo.com/channels/discipulo#1746902

Assista com atenção até o final e saberá do que estou falando, aliás, do que venho falando faz tempo e que nada tem a ver com antipatia pessoal e sim com uma enorme inquietação no peito acerca da nossa soberba espiritual.

Abs,

R.

Cristão CCB disse...

Regina,

Durante o dia fico sem acesso a videos, mas a noite olharei com atenção o vídeo.

Fique na paz e no amor de Deus.

Mario

Anônimo disse...

IRMÃO NÃO SE INTIMIDE COM AMEAÇAS FEITAS POR MEMBROS DA CCB POIS
A PESSOA QUE TE AMEAÇOU ESTA TOTALMENTE FORA DA DOUTRINA TODOS NÓS
TEMOS O DIREITO DE MANIFESTAR NOSSAS IDEIAS FIQUE COM DEUS.....

Email: ralf142010@hotmail.com

DIVAS - PLUS SIZE disse...

ACHO QUE A CONGREGAÇÃO CRISTÃ TEM MAIS É QUE SE POPULARIZAR MESMO, NÃO SÃO CEITAS PRA FICAREM SE ESCONDENDO! ACHAVA OS HINOS COM VÓZES ANTIGAS, SENDO QUE TEMOS DIVERSOS HINOS LINDOS ( POR QUÊ TEM TANTA GENTE EM OUTRAS DENOMINAÇÕES? POR ISSO, POR SEREM UM POUCO MAIS FLEXÍVEIS, OS HINOS ADAPTADOS COM A ATUALIDADE), TANTOS HINOS LINDOS TEMOS, INTERPRETADOS DE FORMA PRÉ-HISTÓRICA, ENTÃO EIS QUE: CLICANDO POR AI ACHEI A IRMÃ STELLA, QUE CANTA DIVINAMENTE ( APESAR DE TER ACHADO POUCOS),ALGUNS DE NOSSOS HINOS (ALMA QUE CHORAS NA VÓZ DELA É DIVINO)SEGUE O LINK:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=QWj3Zgb502U#!

ACHEI LINDO, VALORIZOU AINDA MAIS A IGREJA, AFINAL QUANTO SÃO OS JOVENS NA IGREJA? E QUANTOS MAIS TERIAM SE FOSSE UMA COISA UM POUCO ( NEM PRECISA TANTO)MAIS MODERNA. E GRAÇAS A INTERNET ACHEI A STELLA E O IRLANDES CAMARGO, AINDA GOSTARIA DE VER OUTRAS INTERPRETAÇÕES DANDO MAIS NITIDEZ, VIDA Á OBRA-HINOS DA CCB!!! ( E OLHA QUE NEM CRENTE EU SOU HEIN, APENAS CRIADA NO EVANGELHO. FICA A DICA!!!

Postar um comentário

Comente, elogie ou critique a postagem, mas se porte como cristão, não use "palavrões" e nem ofenda pessoas ou instituições.

Seguidores

Divulgação