domingo, 15 de julho de 2012

DO LEITOR: Sede meus imitadores, como sou de Cristo

4 comentários
Um dos leitores do blog, meditando nas Palavras de Deus escreveu a belíssima reflexão abaixo, a alma dele se alegrou, ele sentiu de compartilhar comigo e eu compartilho com todos vós este texto abençoado. Boa leitura!











Autor do texto:  HP
"Sede meus imitadores como eu sou de Cristo" (1 Coríntios 11:1).  


Esta frase dita por Paulo, a primeira vista parece pretensiosa. 

A primeira vista entendemos que Paulo se colocou no mesmo lugar de Cristo e ainda disse para que o imitassem. 

Ledo engano. Meditando nesta frase conseguimos entender o que Paulo quis dizer. 


Cristo é o Filho de Deus. Possuía toda a glória. "Por ele e para ele tudo foi criado" (Colossenses 1:16). Mesmo assim ele renunciou a toda a glória com o Pai para vir na terra sofrer, ser tentado, humilhado, amar ao próximo, sentir a tristeza por ver a incredulidade humana, padecer dores e finalmente na morte no madeiro da cruz pagar os nossos pecados para com Deus e nos justificar pelo Seu sangue. 

Paulo quando disse para imitarmos a ele, verdadeiramente ele imitava a Cristo. "Não tinha sua vida como preciosa" (Atos 20:24), renunciou as honras farisaicas, foi humilhado, padeceu dores na carne, sofreu por amor ao próximo e não se calava em anunciar Cristo, nem quando tinha a morte a sua frente. Não teve sua vida como preciosa. Não teve seus interesses como preciosos. Reputou as riquezas terrenas como inúteis e não perdeu tempo em juntá-las. 


Assim como Paulo, Pedro, João, Tiago, Filipe foram impulsionados pela mesma fé. Lutavam pelo amor ao Evangelho. Lutavam contra heresias, não juntaram bens materiais, mas o que de mais precioso tinham, que era a graça de Deus, isto anunciavam aos homens. 


Comparando-me com esses homens, eu não me enxergo imitando o que eles fizeram. Não procuro o reino de Deus e sua justiça primeiramente, para depois ter as demais coisas acrescentadas (Mateus 6:33). Eu primeiramente busco as coisas terrenas e depois, tendo tempo, procuro as coisas dos céus. Não tenho amor ao próximo ao anunciar as coisas de Cristo a todos os que me rodeiam. Não quero ficar com fama de “crentão”. 


Diminui o “servir a Deus” que era constante nas vidas dos apóstolos por ir duas vezes ou até uma vez por semana nos cultos. As orações que os apóstolos faziam rogando a Deus que abençoassem espiritualmente as igrejas, transformei para mim em uma, duas, três orações diárias com duração inferior a 5 minutos aonde destes 5 minutos, menos de 1 minuto uso para agradecer e pedir bênçãos espirituais a mim e a igreja. O restante uso para pedir ajuda pelas minhas necessidades pessoais. 


No tempo que estou na igreja, dificilmente chego nela alegre. Geralmente chego na igreja estressado, triste, com problemas. O salmista se alegrava apenas por receber o convite de ir a casa do Senhor (Salmos 122:1), eu não. Eu não me alegro nem ao estar já dentro da casa do Senhor. Não canto direito, não oro direito, não agradeço. Apenas peço que na Palavra meus problemas sejam mencionados e eu saia com alguma promessa que terei vitória.


Meu Deus se transformou numa caixa de primeiros socorros. Ninguém lembra aonde está até que precisamos dela. Transformamos Deus numa caixa de socorros: Só procuro Ele nos momentos de tristeza, pois Ele me serve de consolo (ou como psiquiatra gratuito). Procuro ele quando estou enfermo, pois Ele pode me libertar (Deus virou médico gratuito e disponível 24 horas por dia), da mesma maneira quando tenho problema no trabalho, na faculdade, na vizinhança, na família. NÃO SIRVO MAIS A DEUS. É Ele quem tem que me servir constantemente! 


Deus me pede fidelidade e santidade, jogo culpa nas fraquezas. Fazemos que nem Adão: “A mulher que me destes me fez pecar” (Genesis 3:12). Não!! Erramos, pecamos, transgredimos por conta própria, por vontade própria, por desejo próprio. Está escrito “Resistais ao diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7). Nós não resistimos a mais nada. Parecemos uma esponja seca, aonde qualquer coisa que cai nela ela absorve e se incha. Estamos inchados de egoísmo, de verdades próprias, de razões próprias, de auto-suficiência e auto-afirmação. 


Pensamos que somos Super-Crentes. Pensamos que nossas orações são poderosas, que nossa dedicação em irmos duas vezes por semana no culto é algo que Deus admira. Irmãos, por mais que façamos algo para Deus, Ele nunca se admirará dos nossos feitos. Por mais santo que sejamos, ELE É SANTO. Por mais amorosos e piedosos que sejamos, ELE É AMOR. 


Que imitação estamos fazendo de Paulo em nossas vidas? Não queremos sofrer, não queremos contrariar o pecado, não queremos ser luz, não queremos renunciar uma vida de prazeres e conforto para alcançarmos um galardão mais excelente. 

Meditemos hoje. Humilhemo-nos diante de Deus hoje. Nos arrependamos hoje. Busquemos a Deus no dia que se chama hoje. Porque naquele dia, falarão ao Senhor: “No Teu nome expulsamos demônios, no Teu nome curamos” e Cristo respondendo não dirá que não tivemos estes dons terrenos, mas Ele dirá “Afastai-vos de mim, malditos, vós que praticais a iniquidade. Não vos conheço.” 


Adiantou ter dom? Adiantou vir ao culto duas vezes por semana durante a vida inteira? 


Mais vale hoje quebrarmos esta máscara que cobre nossa face e arrancarmos esta venda dos nossos olhos que nos faz pensar que estamos servindo a Deus, quando o que menos fazemos é servir a Deus. Quebremos esta máscara e aceitemos a verdade que a Palavra de Deus nos dá.

4 comentários:

Lucas lima.c disse...

concordo plenamente que deus veio sim como médico ds médicos,advogados ds sdvogados,juiz ds juizes enfim concordo tambem que tds devemos acreditar que deus veio salvar os perdidos veio libertar os pecadores de seus pecados,a igreja pra mim sem querer ofender ninguém não é placa e sim a palavra dde deus..pra mim na minha opiniao uma pessoa que ja recebeu muitos milagre de deus não tem como ela dizer que tem uma mascara,nao tem como desacreditar que esse deus incrivel que ns formou n ventre de nossa mãe não existe porque cada manha ao abrir nossos olhos e poder saber que um filho seu respira já podemos ns considerar previlegiados por deus.nesse mundo irmão tem de tudo tem paulo tem tomé tem jacó tem abraão tem lucas tem moiés tem tmb faraó,então pra mim deus veio salvar os perdidos e não tem aquele que não dobrará seu joelho nessa terra.deus não coloca mascara ns filhos teus e sim espirito santo pra buscar as suas ovelhas perdidas e aonde estiver um em meu nome ...ali estarei.portanto faremos a nossa parte sem se preocupar com mascara .nós não lutamos com as mascara e sim com os espiritos e potestades.adiantou sim ir aos cultos , minhas oracões são sim poderosas e quantos aos dons vem sim de deus porque indo duas ou tres vezes no culto , fazendo suas oracões vc estará preparado contra as siladas do inimigo na sua vida,e ainda poderá passar o que aprendeu pra quem esta perdido no mundo da escuridão.prepara tua alma...se deus vier amanha???? o que tens preparado?????.

Szmyhiel disse...

Caros irmãos,

Ótima reflexão!

Meu conração ferveu ao ler este texto e relembrar as palavras do apóstolo!

"Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.(2 Timóteo 2:3)"

Deus vos abençoe,

Regina Farias disse...

Pois é...
É mais fácil aprender a ser religioso indo à igreja praticamente diariamente, com o cuidado de seguir sempre algumas regrinhas performáticas básicas.

Só que isso não tem ABSOLUTAMENTE NADA com 'ser imitador de Cristo'.

Portanto... Há de se fazer uma reformulação urgente nos conceitos.

Voltemos a Cristo disse...

Deus que te abençoe... Que verdadeiramente um dia possamos entregar nosss vidas nas mãos daquele que morreu por nós na cruz.

Postar um comentário

Comente, elogie ou critique a postagem, mas se porte como cristão, não use "palavrões" e nem ofenda pessoas ou instituições.

Seguidores