sábado, 27 de novembro de 2010

Novela, o Suave Veneno

6 comentários
"Irmãos Coragem" hoje vou escrever sobre um assunto sério num determinado país da “América”, precisamente a “Terra nostra”, talvez este texto gere um “Tititi” aqui e acolá, mas isso não seria “O fim do mundo” e nem inédito nesse blog.

As novelas fazem sucesso no Brasil, podemos dizer que é uma verdadeira “Passione” nacional , algumas “Mulheres apaixonadas” e muitos homens acham que “Vale a pena ver de novo”.

Segundo os autores a dramaturgia brasileira retrata as “Páginas da Vida”, não sei se é bem isso, pois, vejo que os retratos pintados nas novelas não são fiéis a realidade vivida pela maioria dos consumidores desse tipo de produto televisivo, geralmente a massa pobre e sofrida que compõe a sociedade brasileira.

Na ficção as mesas das refeições das novelas são sempre fartas, na realidade milhões de brasileiros não tem sequer o que pôr na sua mesa. 

Na ficção ninguém trabalha e tudo possuem, na realidade os milhões de brasileiros trabalham duro e muitas vezes não ganham o mínimo para viver com dignidade.

Outra justificativa bastante difundida é que as telenovelas abordam tabus que ajudam a sociedade desses “Tempos modernos” a superá-los.

Mas estou escrevendo este texto para que você não seja “A próxima vítima” das novelas que usam da fama e beleza das “Celebridades” para fazer você acreditar que para “Viver a Vida” “Vale Tudo”.

Quando se fala em novela, no Brasil, a Globo é “A Favorita”, não só porque as histórias são “Belíssimas”, mas também porque o seu elenco global é “Beleza Pura”, também tem a emissora evangélica Record com sua dramaturgia "Mutante" que não evoluiu, ou seja, é cópia da Globo, para o bispo Edir foda-se (com o perdão da palavra) os valores éticos, morais ou bíblicos.

“Suave Veneno”, de segunda a sábado, é servido aos expectadores, de dose em dose alguns caminham para a morte espiritual, pois, se envolvem “De corpo e Alma” com as novelas e seus personagens, ter “Duas Caras” agora é normal. Cometer adultério também é normal, mesmo que isso corte “Laços de família”, não sei se concordam comigo, mas incentivar as pessoas a se entregarem a “Força de um desejo” pecaminoso isso é coisa do “Anjo Mau”.

Não filtrar aquilo que assistimos nas novelas é enfiar o “Pé na Jaca”, afinal, a vida não é uma “Eterna Magia”, “O fim do mundo” vêm, que “Deus nos acuda”, porque quando não ficar “Pedra sobre pedra” não vamos querer estar aqui se estivermos vivendo de acordo com os valores novelísticos.

As novelas apresentam muitas meias verdades, e uma meia verdade é uma mentira inteira.

Ao invés sair bebendo desse “Suave Veneno” que pode matar, você pode beber da água “pura e cristalina” lendo a Bíblia, a cada capitulo você estará mais fortalecido contra a ilusão de que a vida é uma “Eterna Magia” e que “Vale Tudo”.

Nota: qualquer semelhança dos itens destacados nesse texto com as novelas da Globo não são meras coincidências.

6 comentários:

Regina Farias disse...

Mário,

Que interessante!

Muito me identifico com abordagem assim irônica mas leve e bem humorada e principalmente com o sentido de levar uma reflexão.

Eu, particularmente, não tenho paciência pra ver novela. E até que já vi alguns capítulos aqui e ali, muuuito espaçadamente, esporadicamente, sem me "comprometer" com horário de nenhuma novela de nenhum canal. Atualmente nem mais isso! Não sei se é porque eu gosto de histórias que acabem logo rss Tanto é que nem de série em gosto, não me lembro de ter visto alguma, por mais famosa. Curto muito cinema, aí sim! Sou fascinada por bons filmes rss

Posso reproduzir no meu blog?

Abs,

Rê.

Cristão CCB disse...

Regina,

Escrevi esse texto há uns dois meses atrás, mas achei que ele estava sem pé e cabeça por isso não publiquei, daí ontem abri ele e dei uma melhorada.

Bom, nos últimos 5 anos não tenho visto novela, pois, minhas noites sempre estavam ocupadas com a faculdade, já fui noveleiro, muitas das novelas listadas eu assisti, algumas até vi de novo rsrs, mas hoje não sinto falta, de vez em quando quando estou em casa até vejo, mas não mais sou dominado por elas, porque não sinto falta.

Pode reproduzir o texto sim, se necessário for faça correções ou adaptações que quiser.

Deus te abençoe!

Mario

Armageddon disse...

Mário, não acho que o artigo esteje "sem pés nem cabeça", aliás achei bastante original a forma como você escreveu o conteúdo conjugando com títulos de várias novelas brasileiras. Algumas novelas, até são interessante, e até tem alguma coisa que se pode aprender (ex:Ester, Sinhá Moça e outras novelas históricas) algo de cultura geral), mas a grande maioria é apenas uma forma de "queimar tempo", algumas pessoas consideram isso lazer, enfim...
De vez em quando ainda assisto algumas novelas, mas já não dou tanta importância como dava à uns tempos atrás. A SIC (um canal português), tem contracto com a Globo e passou e passa várias telenovelas brasileiras.

Franterno abraço.

Cristão CCB disse...

A idéia era ao invés de colocar os nomes das novelas em destaque colocar as logomarcas de cada novela, mas daí ficou muito poluído.

Fica com Deus!

J. ANDRÉ disse...

Era assim a idéia de Cezar para controlar o povo romano, " Dê pão, agua e circo para o povo"

Quando a economia e o governo está mudando, e chacinas no Morro do Alemão estão acontecendo neste momento, o povo fica perdendo o tempo com os (nó de velas), é assim que controla a massa brasileira, infelizmente :(

Regina Farias disse...

Mário,

Peguei pela palavra e reproduzi o texto e claro que não foi fazendo correção, quem sou eu! Mas fazendo pequenas adaptações, toque de mulher, entende? rss

Brigadinha e Deus te abençoe!

Postar um comentário

Comente, elogie ou critique a postagem, mas se porte como cristão, não use "palavrões" e nem ofenda pessoas ou instituições.

Seguidores

Divulgação