sábado, 4 de setembro de 2010

Leia o manual (Leia a Bíblia)

0 comentários
É muito comum quando compramos um eletrodoméstico ou eletroeletrônico abrirmos a caixa tirar o aparelho para conhecer um pouco mais sobre ele, ou seja, ver como funciona, quais as funções que ele tem o que faz e o que não faz.

A maioria dispensa a leitura do manual do equipamento, só lêem caso não consigam fazer o equipamento funcionar.
A alegação de muitos para não ler o manual é que a letra é pequena, os textos são longos e o tipo de linguagem é técnico, ou seja, não é o qual estamos habituados a falar.
Muitos cristãos nos dias de hoje relutam em ler a Bíblia, e alegação é muito similar as alegações dadas por aqueles que não lêem os manuais dos aparelhos eletrônicos que compram, ou seja, a letra é pequena, os textos são longos e de linguagem de difícil compreensão. Existem também os que não lêem as Escrituras Sagradas porque acreditam que já sabem tudo e, por isso, vivem dando cabeçada, a estas pessoas eu pergunto: será que não está na hora de recorrer à Palavra de Deus?
Ia me esquecendo, também têm os que não lêem a Bíblia porque são acomodados, e deixam a leitura e a interpretação da Palavra de Deus a cargo de seus ministros.
Eu costumo dizer que a Bíblia é o manual do homem e mulher que servem a Deus e se conhecermos o seu conteúdo e aplicarmos em nossas vidas com certeza não teremos problemas, e se tivermos saberemos como resolver.
A maioria das leis, de todas as nações, estão baseados em valores bíblicos, alguém pode dizer que isso acontece porque provavelmente as pessoas que editaram as leis foram influenciadas pela sua fé, pode até ser que isso seja verdade, mas creio que não seja isso, afinal, nações islâmicas tem leis praticamente idênticas as leis de estados ditos laico, como é o caso do Brasil.
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” 2° Timóteo 3:16, mas é necessário que além de ler a Bíblia busquemos entender o que Deus que dizer e, principalmente, façamos da Bíblia nossa regra de fé e conduta.
A Palavra de Deus é poderosa, tem o poder de transformar o nosso ser, mudar nosso jeito de pensar e agir, é o trabalho do oleiro que trabalha a argila e assim nos fazem “obras das mãos do nosso Senhor” Isaías 64:8
A Bíblia é a Palavra de Deus inspirada pelo seu Espírito Santo ao homem (2° Pedro 1:21 e 2 Timóteo 3:16), ela não foi criada para ser debatida, mas para ser o objeto da nossa fé.
Como já dito acima a Bíblia não deve apenas ser lida, ela deve ser compreendida. De nada adianta sabermos citá-la ou recitá-la se não houver compreensão e aplicação daquilo que se cita ou recita, por isso, ao lermos as Sagradas Escrituras temos que pedir a guia do Espírito Santo.
Crie o habito de ler a Bíblia, conheça as histórias que são narradas e seus ensinamentos morais e sociais. Tenha como objetivo conhecer mais D’aquele a quem chama de Pai e como falar Dele para aqueles que ainda não o conhecem.
Ao ler a Bíblia busque entender o propósito de Deus, qual é a vontade de Deus para sua vida em particular, e depois de entender e aprender, viva segundo a vontade do Pai.
Se adotar a Bíblia como seu manual de vida, quando tiver algum tipo de problema, não hesite consulte o manual e medite buscando ouvir a voz de Deus no momento em que está vive, isso é te ajudará a superar a dificuldades, bem como, trará consolo (2° Coríntios 7:6 e Zacarias 1:13).
Memorize alguns versículos, assim, quando estiver em aflição o próprio Espírito Santo trará em sua mente os versículos quais precisar.        
A interpretação de um texto é única. Deus quis dizer algo e disse, você pode até não concordar, mas nem por isso a Palavra de Deus mudará. Pode ser que amanhã você reveja sua opinião, mas a Palavra de Deus continuará sendo a mesma, pois, ela é imutável (Mateus 24:35).
É importante buscar saber o que Deus quer nos dizer através de um texto bíblico que lemos no momento em que vivemos, pois, um mesmo texto pode ser usado de formas diferente para situações diferentes, em tempos diferentes. Mas cuidado, a aplicação bíblica deve ser feita com base no texto e não naquilo que você idealiza ou fantasia.
A Bíblia é uma espada afiada, o cristão deve saber manejá-la, pois, estamos sobre constante ataque do inimigo da nossa alma. Mas temos que manejá-la com destreza e cuidado para não ferirmos aqueles que lutam pelas mesmas coisas, ou seja, nossos irmãos e irmãs em Cristo Jesus.
E para finalizar: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” 2° Timóteo 2:15

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, elogie ou critique a postagem, mas se porte como cristão, não use "palavrões" e nem ofenda pessoas ou instituições.

Seguidores

Divulgação