sexta-feira, 28 de maio de 2010

Uma prova de fogo para o Brás - Parte 1

6 comentários
Jandira, município da Região Metropolitana da capital paulista está na boca da irmandade “ccbeiana”, pois, no dia 17 de maio, num culto com cerca de 3000 pessoas, três cooperadores foram levantados para atender como anciães naquela localidade, a ordenação foi presidida pelo ancião Samuel Trevisan na presença do “Conselho de Anciães de Jandira” e teve a aclamação da irmandade presente, que selou com o tradicional “Amém!”.

Tudo estaria na mais perfeita ordem se não fosse um detalhe, o Conselho de Anciães (os 12 mais antigos), não estavam cientes da ordenação dos novos anciães em Jandira, por isso, tais ordenações não estão em conformidade com o estatuto da CCB e está em desacordo com o sistema administrativo adotado pela CCB, que centraliza a administração nacional das Congregações Cristãs no templo do Brás (localizado na capital paulista), os nomes de novos anciães também são indicados no Brás.


O artigo 24 do estatuto da CCB, diz que: “Os irmãos Anciães e Diáconos são ordenados (I Tim. 4:14), e os Cooperadores são apresentados, conforme deliberação do Conselho de Anciães, segundo a guia de Deus pela revelação do Espírito Santo, dentre os membros da CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL que apresentarem as virtudes consignadas no Santo Evangelho (I Tim. 3:1-7 e 8-13; Atos 6:6; Tito 1:5-10; I Pedro 5:2-3).” e no seu paragrafo unico consta que: “a ordenação ou apresentação sempre será realizada por um Ancião, dentre os mais antigos no Ministério, de comum acordo com o Conselho de Anciães.”


O auto-entitulado “Conselho de Anciães de Jandira”, formalizado em cartório, afirma que a ordenação dos três anciães jandirenses sem o consentimento do Brás fez-se necessário porque a um bom tempo o Brás ignora os pedidos do ministério jandirense para que fossem levantados novos anciães para trabalhar na Obra de Deus naquela cidade, segundo estes irmãos, o motivo da resistencia do Brás em ordenar novos anciães para aquela região seria a inveja da “riqueza de dons” e a fama dos cultos daquela região, eles também afirmam que o ocorrido em Jandira não difere de movimentos semelhantes promivos pelo proprio Luis Francescon e nem de outras ordenações ocorridas no Paraguai.


A ação independente dos anciães jandirenses choca-se com o sistema de gestão centralizador do Brás, esta ação pode ser interpretada como tentativa de instaurar um modelo de gestão congregacional, semelhante a usada por Luis Francescon fundador da CCB, que presidiu até o fim da sua vida de maneira autonoma a Congregação Cristã de Chicago. No estilo congregacional, as igrejas tomam suas decisões no ambito municipal/regional independentemente de uma central nacional, o unico elo que existe entre uma igreja no estilo congregacional com uma central nacional são as Assembléias Anuiais, que tem como objetivo manter a unidade identitaria e doutrinária.


O estatuto da Congregação Cristã no Brasil em seu artigo 18 diz que somos uma comunidade religiosa de doutrina apostólica, fundamentada na Bíblia Sagrada, e que nela não existe hierarquia, entretanto, é respeitada a antiguidade entre os membros do Ministério, sendo assim, fica a duvida: se não existe hierarquia, somente os “velhinhos” do Brás podem ordenar novos anciães? O ancião mais velho do Brás é “maior” que o mais velho em Jandira ou outras cidades ou estados?

Devido a repercussão e reação do Brás, na tentativa de evitar uma guerra, parece que dois dos anciães levantados renunciaram.

Irmandade oremos pelos nossos anciães, tanto os de Jandira quanto os do Brás, para que tudo se resolva de maneira ordeira e pacifica, para que não se cause mais estragos e escandalos além dos que já causou.

A guerra não é interessante para os anciães de Jandira, nem para os do Brás, mas não é interessante principalmente para a irmandade, não nos esqueçamos que numa guerra os “generais” nunca sofrem as consequencias da guerra qual travam, quem sempre morre no combate são os soldados.


Que tudo isso nos leve a uma reflexão sobre o porque dos porquês de tudo isso, porque anciães e cooperadores idôneos e queridos pela irmandade de Jandira e com muitos anos de ministério se envolveram numa situação como essa, será que não é por causa da política do Brás de ignominia que encara todo e qualquer questionamento como "clamores oposicionistas", por isso, deixam entrar por um ouvido e sair pelo outro? Será que não é por falta de ações corretivas para escandalos envolvendo o próprio Brás?

Os anciães do Brás aguardam o retorno do ancião Jorge Curi, que é o presidente da CCB, ele está em viagem aos Estados Unidos. Uma reunião foi marcada para o dia 07/06 e os irmãos do “Conselho de Jandira” e os que foram levantados foram convocados a apresentar-se na sede nacional.

Tomara que ao final isso nos sirva como experiencia e amadurecimento para todos, afinal, das revoluções surgem as evoluções.

Oremos ao nosso Deus que não é Deus de confusão, que haja paz nas mentes e corações dos nossos anciães e a paz seja reestabelecida.


Leia também: "Virou templo dos adoradores de Gadu"

6 comentários:

Anônimo disse...

ROBSON DIRETO DE JANDIRA
CREIO QUE TODO ESSE COMENTARIO VAI COM CERTEZA SER UM MARCO NA HITORIA DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL, E EM TODO MUNDO.
FICO MUITO TRISTE E COM O CORAÇÃO DIVIDIDO, POIS SOU AMIGO PESSOAL DOS TRÊS, ORDENADOS, E TENHO UMA ADMIRAÇÃO MUITO GRANDE PELO SAMUEL TREVISAM E O IRMÃO MARCOS.
A VERDADE, É QUE UM SABADO ANTES DEUS ENVIOU UM ANCIÃO DO MATO GROSSO, NO JD GABRIELA, E A REVELAÇÃO DA PALAVRA FOI 12 DE APOC..
E NA EXORTAÇÃO FOI MENSSIONADO QUE ALGO IRIA ABALAR A GRAÇA DE DEUS, E IRIA PERMANECER SOMENTO OS VERDADEIROS, E SINCEROS COM DEUS.
TODOS ESTÃO PREOCULPADOS COM O DIA QUE O IRMÃO ALFREDO VAI ATENDER UMA REUNIÃO DA MOCIDADE, MAS NINGUEM ESTA PREOCULPADO COM SUA FAMILIA, OU O QUE ELE MESMO ESTA PASSANDO, SEM CONTAR OS OUTROS IRMÃOS, QUE ESTÃO PASSANDO POR UMA SITUAÇÃO MUITO DELICADA, PESSOAL E ESPIRITUAL.
ONDE FICA A NOSSA MORAL ESPIRITUAL NESTE MOMENTO, DEVEMOS É SIM BUSCAR A DEUS E PEDIR QUE TUDO TENHA UM FINAL ONDE, A GRAÇA DE DEUS NÃO SEJA SEQUER TRINCADA, QUANTO MAIS DIVIDIDA, E QUE TODA A IRMANDADE NÃO VENHA SOFRER COM QUALQUER QUE SEJA A DECISÃO TOMADA.
DEUS QUE ABENÇOES A TODOS QUE PUDEREM LER…
A PAZ DE DEUS ESTEJA EM VOSSOS CORAÇÕES PARA SEMPRE
AMÉM
robsonetoliveira@hotmail.com

Anônimo disse...

da raiz a arvore da arvore a madeira da madeira fogo do fogo a brasa da brasa a cinza a cinsa e o po o po nao e nada orem muito irmaos para que permanecemos na raiz que DEUS abençoe a todos

daniel disse...

Não consigo ficar triste em relação ao fato ocorrido,pois está na ora de alguns irmãos valentes e com a guia de DEUS fazer alguma cois,lamento pelo fato de dois já balancarem ,não terem sido firmes no ato realizado.Concordo plenamente com a descentralização do BRÁS...não se pode tomar o rumo de uma nação cristã baseada na opinião de poucos irmãos,tem muitos anciães mais novos que tem a LUZ DE DEUS e bem mais clara que os mais velhos.A obra de DEUS tem que ser clara e o que está acontecendo é ao contrário,se senta algum irmão do ministério,não se sabe o motivo,mas só boatos,contrariando todo o estatuto da própria congregação,se mata um irmão espiritualmente quando eles querem e não se dá importância a familía de nenhum deles,que estatuto é redigído por uma Igreja que diz que segue o nosso SENHOR JESUS CRISTO QUE É A PRÓPRIA CARIDADE E não consegue amar ao seu próprio,antes busca ocasião contrariando a própria palavra DE NOSSO DEUS?A IGREJA está dentro de nós ,a SALVAÇÃO FOI DADA POR deus e não pelo BRÁS!!

Cristão CCB disse...

Daniel,

Realmente eles foram corajosos, o que fizeram foi um ato imensurável de de amor pela Obra de Deus, pois, sabiam que esse ato poderia siginificar o próprio "suicidio", e se alguns já balançaram, talvez não seja por medo do poderosos do Brás, que se mantém nos seus respectivos cargos mesmo com graves denuncias e processos contra eles, em desacordo com os fundamentos da doutrina apostólica, em desacordo com o próprio estatuto da CCB, eles podem ter balançado por não querer que a irmande fique no meio do fogo cruzado.

A descentralização administrativa é algo necessário, num país de dimensões continentais é o modelo mais adequado e o de menor custo.

O Brás tornou-se uma espécie de Vaticano? Pois, é essa a impressão que tenho da católica, eles centralizam tudo em Roma e apenas alguns poderosos decidem os rumos da igreja no mundo, além de que, encobertam os escandalos.

Só quem vive a realidade de uma cidade ou região tem a percepção de quais são os melhores rumos para a Obra de Deus nessa região.

Gostaria que o Brás tivesse a mesma agilidade que está tendo com Jandira para com os inúmeros e graves escandalos que envolvem integrantes do Conselho de Anciães.

Está certo, que o que aconteceu em Jandira não está de acordo com o estatuto, mas e a permanencia do Jorge Curi na presidência está?

Me desculpe, mas acho que o Brás não tem moral para julgar o ato de Jandira, e sinceramente espero que outros homens de Deus se levantem contra a impiedade que assola a alta administração da CCB, não para lutar com homens, mas para lutar pela Palavra de Deus, e tirar do "Egito" outros ministros para que sirvam a Deus com liberdade.

Fraterno abraço,

Mario

Anônimo disse...

EU VENHO PASSAR O MEU SENTIMENTO NESSE CASO:
A OBRA DE DEUS NÃO É PARA SER DISPUTADA E SIM PARA GANHAR ALMAS,VIMOS QUE O TAL ANCIÃO QUE SE LEVANTOU CONTRA A HIERARQUIA ANTIGA, NÃO ESTÁ NA GUIA DE DEUS, POIS DEUS NÃO ESTÁ ONDE HÁ DISSENSÃO, SERA QUE TERA QUE ACONTECER COM O POVO ANTIGO QUE QUERIA CHEGAR MAIS RÁPIDO AO CEU E OUVE AQUELA CONFUSÃO TODA???E NÃO CHEGOU A LUGAR NEMHUM??
GOSTARIA DE SABER SE ESSA PESSOA AGIU DE ACORDO COM A PALAVRA DE DEUS, OU FOI UM ATO INSANO??POIS QUANDO DEUS ESTÁ A FRENTE NÃO ACONTECE ESSAS BAUBURDIAS TODAS, NÃO TEM CONFUSÃO, MAIS SIM HÁ PAZ HARMONIA, ESTAMOS ESQUECENDO QUE A OBRA DE DEUS NÃO TEM PARTIDO E NEM É UM CAMPO POLÍTICO PARA HAVER VOTOS DE QUEM SERA O MELHOR.
IRMÃOS SEJAMOS PRUDENTES COMO SERPENTE E SIMPLICE E VIGIEMOS, POIS OS FINAIS DO TEMPO ESTÁ AÍ, O POVO NÃO VIGIA E ESTÃO SENDO ENGANADOS, POIS O MESMO SENHOR JESUS DISSE: QUE A OVELHA CONHECE A VOZ DO SEU PASTOR. AMADOS CUIDADOS COM ESSES QUE SE DIZEM FILHOS DE DEUS, POIS ESTÃO EMARANHADOS COM AS COISAS DESSE MUNDO, SE DANDO AOS VICÍOS DESSE MUNDO, E SE ENVOLVENDO COM OUTRAS COISAS QUE NÃO LOUVAM A DEUS E OBSTINADOS A OBTER COISAS MATERIAIS,TOMAMDO DECISÕES DESORDENADAS, E SEM SE PREOCUPAR COM AS ALMAS, LEMBRA QUE SERA COBRADA QUALQUER DANO AS ALMAS QUE O SENHOR AMA,POR CAUSA DESSES DESVANEIOS.
O QUE NOS DEVEMOS SABER DE FAZER É ORAR E JEJUAR MUITO, POIS NOS FINAIS DOS TEMPOS OS LOBOS VESTIDOS DE OVELHA SE LEVANTARIAM PARA DERRUBAR OS ESCOLHIDOS SENHOR, E SE ESSE NÃO GUARDAR O SEUS ESCOLHIDOS E DAR DISCERNIMENTO DOS FATOS SABEMOS QUE MUITOS SERÃO ARRASTADOS PARA O INFERNO, POIS QUAL O REINO QUE LUTA CONTRA ELE MESMO SUBSISTE???NÃO DEVEMOS TOMAR PARTIDO E NEM MUITO MENOS APOIAR QUALQUER FATO QUE DEIXE O NOME DO NOSSO DEUS EM VERGONHADO.
A VERDADE É QUE SE ESTIVERMOS NA PRESENÇA DO NOSSO DEUS ESSAS COISAS VÃO PASSAR, E NEM UM CENTÍMETRO VAI ABALAR A NOSSA FÉ.
FICO TRISTE QUE AS PESSOAS CONFUNDEM A AMIZADE E DEIXAM O EGOÍSMO FALAR MAIS ALTO QUE OS CONSELHOS DE DEUS.
BUSQUEMOS A DEUS NAS MADRUGADAS QUE E ELE VAI ESCLARECER TUDO,FICO MUITO TRISTE, MAIS PORÉM O SENHOR DEIXOU BEM CLARO QUE NOS FINAI DOS TEMPOS O POVO SERIA LEVADO, POR VENTOS E COMO UMA FOLHA SECA NÃO SE SABE ONDE VAI CAIR.
COM MUITO PESAR NA ALMA PREFERIA SABER QUER DEUS RECOLHEU ESSE ANCIÃO DO QUE ELE ESTA PRODUZINDO ESCÂNDALO PARA A OBRA. NA PALAVRA DE DEUS, DIZ: MAT.18 7b MAIS AI DAQUELE HOMEM POR QUEM O ESCÂNDALO...
BEM, DIGO PARA O MARIO ACIMA QUE O BRÁS NÃO TEM MORAL PARA JULGAR, CABE TAMBÉM A PALAVRA DE DEUS, QUANDO O SENHOR JESUS DIZ: QUE A HOMEM NEMHUM FOI DADO O PODER DE JULGAR, POIS TAMBÉM SERÁ JULGADO COM A MESMA MEDIDA: MAT.7.1.
PODERIA DEIXAR MUITAS OUTRAS OBSERVÇÃOES DENTRO DA BÍBLIA,MAIS O POVO TÁ ENTERESSADO EM FALATÓRIO.
LEIAM PROVÉRBIOS 26 E MEDITEM EM ORAÇÃO , POIS A PALAVRA DE DEUS É VERDADE.
ESPERO QUE FIQUEM NA PAZ DE DEUS E QUE DEIXE DEUS SER O DONO DA OBRA.
O FIM VEM,ORA VEM. CUIDEMOS PARA NÃO ESTARMOS TÃO SOLICITOS EM TOMAR PARTIDOS E ESQUECER QUE DEUS E NOSSA SALVAÇÃO E NÃO HOMENS.

Cristão CCB disse...

Devido a polêmica em torno deste assunto, os comentários estão bloqueados.

Este artigo é meramente informativo.

Conto com a compreensão!

Seguidores

Divulgação