domingo, 28 de fevereiro de 2010

Como se mede a fé???

9 comentários
Como se mede a fé?
.
É pelo comprimento das vestes?

.
É pelo comprimento do cabelo?

.
Uma das marcas do ministério terreno de Jesus foi o combate à hipocrisia enraizada no coração dos homens.


Aos hipócritas do passado, e aos hipócritas da atualidade, a Bíblia, qual temos por infalível Palavra de Deus, e qual DEVERIA ser a nossa única regra de fé, nos diz:


“Como poderás dizer a teu irmão: Deixa, irmão, que eu tire o argueiro do teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.” Lucas 6:42.
Porque atirais pedras nos teus irmãos? Por acaso estás livre do pecado e daquilo que consideras fraqueza, ou esta é apenas mais uma de suas hipocrisias?

.
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!” Mateus 23:13. Fazes criticas os católicos romanos por crerem que o apóstolo Pedro tem a chave da porta do céu, mas o que está fazendo vós? Acreditas, por um acaso, que a chave está em suas mãos, porque se acha no direito de me impedir de adentrar ao céu, na habitação de Deus? Foi o teu sangue que foi derramado na cruz pela remissão dos pecados do homem?
.
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós!” Mateus 23:15. Não entendeis que quando ensinas as criaturas a serem fariseus, como vós, na verdade está lançando-os na fogueira da condenação?
.
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança!” Mateus 23:25. Externamente segundo os princípios da Congregação, suas vestes e o seu testemunho parecem fazer de vós um cristão perfeito, mas e no seu coração tem amor pelo próximo? Têm tolerância para com os “fracos”? Não sabes que ao agir assim torna-se escriba, fariseu e hipócrita “porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!” Mateus 23:27.
.
Não sou eu quem diz isto, mas a Palavra de Deus, qual você confessa ser a infalível Palavra de Deus e sua única regra de fé e conduta.

.
“Hipócritas, sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu e, entretanto, não sabeis discernir esta época?” Lucas 12:56.
Por acaso num dia de extremo calor, como nos dias atuais, somos obrigados a enfrentar o sol abrasador com vestes compridas apenas para que os outros nos vejam que somos "um povo separado, zeloso e de boas obras", é assim que se mede a fé?

.
De maneira alguma, isso apenas mede o tamanho da sua e da nossa ignorância.

.
Desculpem pelo desabafo, estou cansado de tanta hipocrisia no meio da igreja, ontem quando ia cortar o cabelo, fui de shorts, faz tempo que “Deixei de Ser um Fariseu (link)”, e que dou ao homem o mesmo testemunho que dou a Deus, e isto faço porque acredito que honestidade e caráter devem ser qualidades do cristão.
.
No caminho cruzei com um cooperador de adultos, que por sinal é bastante conhecedor da Palavra de Deus, , mas pelo fato de eu estar trajando shorts, ele simplesmente me ignorou, me negou a saudação. Na volta preferi nem olhar para ele, pois, assim ficaria mais fácil ele não me saudar e me ignorar, apesar do que aconteceu sei que não devo guardar magoa, pois, sei que antes de querer ensinar algo aos demais sobre seus erros, tenho primeiro que olhar para mim mesmo e tentar enxergar os meus.

.
Mas fiquei a pensar, dizem que a CCB não prega sobre roupa (têm ensinamento sobre isso), dizem que a CCB não prega sobre as mulheres não poder cortar o cabelo, mas o que vemos no meio do povo, e até entre ministros, é que quando o homem usa shorts, ou a mulher usa calça ou corta os cabelos é grande reprovação pelo grupo, ignoram, não saúdam e até perguntam se paramos de ir na igreja.

Mas nem tinha como ser diferente, pelo meu relato, vejam qual é o perfil daquele que sobe semanalmente, cerca de três vezes por semana, no púlpito da congregação e fala “Em nome do Senhor Jesus”.

.
Me perguntei: porque que permaneço numa igreja assim? Será que os ministros não desconfiam que é por agirem assim que as Reuniões de Jovens e Menores estão cada vez mais vazias? Será que os ministros não imaginam que talvez suas atitudes ignorantes e repreensiveis sejam os motivos de a cada ano diminuir o numero de batizados?

.
Aquilo que plantamos nós colheremos, não tem como plantar ignorância e esperar colher sabedoria, como eu já disse: o comprimento do cabelo ou das vestes não mede a nossa fé, mas mede nossa ignorância.

.
Queridos Jesus pregou contra o farisaísmo, será que, a luz da Bíblia, quando nos ensinam a sermos fariseus estão realmente falando “Em nome do Senhor Jesus”, ou pregar sobre pedaço de pano e centímetros de cabelo isso é coisa do homem?

.
Está se aproximando a septuagésima quinta “Assembléia Ministerial”, está na hora da Congregação Cristã colocar um ponto final nessa história de ter duas doutrinas, uma oficial (constante na capa do hinário) e outra popular, sendo essa segunda a ensinada pelos próprios ministros em cima do púlpito.

.
Amados(as) leitores(as) oremos pela Assembléia Anual, para que tudo realmente se faça na guia do Espírito Santo de Deus, que os nossos anciães realmente adotem a Bíblia como sendo infalível Palavra de Deus e única regra de fé, para que assim sejamos uma congregação realmente cristã, no Brasil, firmada nos ensinamentos apostólicos.
.

Fiquem na paz e no amor de Deus!

9 comentários:

Mauro F. Franco disse...

Querido amigo e irmão em Cristo:
Realmente é lamentável que a cultura oral na CCB fale mais alto do que a PALAVRA DE DEUS _ AS ESCRITURAS SAGRADAS. O farisaísmo reina e a falta de caridade - que é o vinculo da perfeição fica em outros planos.
Acredito que fica difícil permanecer numa instituição em que a Placa e os Templos suntuosos, e doutrinas de aparencia exterior estabelecidas pelo "homens de Deus", fale mais alto do que a caridade e todos os frutos os Espirito Santo como: a paciência, a tolerânça, a gratidão, a humildade, a misericordia, a compaisão; enfim quem tem consciência do Reino de Deus e sua justiça - viver no mundo desses é sofrer duas vezes ou mais sem precisar. Já nao basta as aflições cotidianas pelo nome de Cristo e ter que sofrer por um legalismo enraizado em costumes e tradições humanas. Que o Sangue de Cristo nos livre! Nao disse proprio Senhor Jesus para os fariseus: - que as vossas tradições anulam os mandamentos, a Graça.
Entristeço ao ver o cristianismo institucionalizado em placas e costumes que não tem base bíblica e o fundamentalismo religioso - quase que um Fanatistmo - Matando em nome de Deus, não matando o corpo, mas sim a alma, a esperança, a fé genuína no Evangelho da Graça pois nao se ve misericordia e sim desprezo, orgulho espiritual, condenação, julgamento, sentenças.... E também rechaço o proselitismo do neopentecostalismo que prega o reino nesta terra, a prosperidade sem limite, no qual comercializa em tudo o evangelho, nao sou adepto dessa tendência.
A atual situação pouco difere que estamos acostumados ver nos países do Oriente???
Qão triste e vergonhoso é esta situação!!!!
Que exemplo, que Testemunho, a igreja Cristã vai dexar para os que ainda não conhecem o som do Evangelho???
É hora de repensar tudo isto??
Eu recuso essa religiosidade, esse fanatismo, esse comercialismo, esse legalismo, TODOS OS ISMOS...
Fique na Paz de Deus1

Anônimo disse...

A Paz de Deus irmão Mário!!

Sabe de uma coisa, todos os dias entro no blog do irmão porque gosto muito de ler suas postagens, sempre cheias de sabedoria, Glória a Deus por isso!
Ontem estava congregando na minha comum, e veio uns irmão de Minas Gerais nos visitarem, o irmão que nos visitou acabou atendendo o culto, e assim que começou Deus estava me visitando muito, mas na hora de pregar a palavra, ha irmão, grande tristeza tomou meu coração, pq a pregação foi justamente sobre isso, usos e costumes humanos, e que parte da irmandade insiste em dizer que são doutrinas biblicas, começou a falar sobre o cortar o cabelo, pintar as unhas, usar a internet, assistir TV enfim todo aquele discurso que não é segredo pra ninguém dentro da CCB, e além disso, chegou a se pregar até do "pecador de morte", que não existe salvação, por mais que a pessoa se arrependa! Há irmão, e eu fiquei tribulada quando sai do culto, triste e com uma vontade enorme de chorar, e estava eu pensando, será que ainda devo continuar numa igreja assim? que tenho medo até de me sentar nos bancos com medo do que vou ouvir, a falta de amor, misericórdia, será mesmo que o Deus que eu creio, que eu amo, é tão cruel a esse ponto? de não amar, de não perdoar? Será que o Senhor não consegue ver que o amo, mais do que tudo? e que seu eu corto o cabelo ou as vezes uso calça (principalmente no frio), o senhor mesmo assim não consegue enxergar que eu o amo? que ele é o meu maior tesouro! Da até vontade de chorar escrevendo essas palavras!Nossa...foi muito triste ontem, e ai resolvi entrar no blog do irmão e por coicidência ou providência, o irmão falou justamente sobre esse assunto!!
É irmão Mário, peço que em suas orações que o irmão possa se lembrar de mim, pq está cada vez mais dificil entrar na CCB e fingir que nada está acontecendo!

Deus abençoe e a Paz de Deus

Cristão CCB disse...

Querida, a paz de Deus seja no teu coração!

Na verdade não tem nada de sabedoria da minha parte, só tento manipular as Escrituras Sagradas, o crente que tenta caminhar sem consultar a Bíblia é como o navio que navega sem bússola, ou seja, é desorientado e não sabe que rumo seguir.

Também me entristeço quando escuto pregarem sobre coisa que sabemos que não é biblica, e o pior tratam como se fosse a mais absoluta verdade.

Já passei por tudo isso que está passando, mas ao invés de ficar remoendo a pregação, grudei na Bíblia, procurei buscar a verdade, e aos poucos muitas coisas que tapavam a minha vista cairam por terra, a verdade liberta. Faça isso, pegue na sua Bíblia, busque a resposta para sua dúvidas, o Senhor te esclarecerá sobre todas as coisas, e paz haverá em teu coração.

"Pecado de morte", já escrevi sobre isso aqui, é invenção ccbeiana.

Não tenhas medo de adentrar a casa do Pai, lembre-se que esse Deus rancoroso que às vezes pregam é aquele Pai que sempre recebe o seu filho pródigo, ainda que o filho tenha errado e gastado todo o seu tesouro.

Lembre-se que o nosso Deus é aquele que mesmo sabendo que o homem é um ser errante, deu o seu Unigênito filho para remissão dos pecados da humanidade.

Lembre-se que o homem é falho, todos sem exceção, inclusive os ministros.

Fique na paz e no amor de Deus e oremos pela Assembléia Anual do Brás, peçamos para que o Senhor tome às redeas da sua obra, e que arranque de dentro da CCB o espirito de engano, que nos leva cada vez mais longe daquilo que ensina as Escrituras.

Deus abençoe!

Hélio disse...

Paz e Graça Mario!

Escrevi sobre esse tema no meu blog, a postagem "Imposições farisaicas: Não se preocupem, CRISTO é o nosso Amigo...". Temi pelo fato de pensar que somente eu estava tendo tais pensamentos, mais enfim, esse problema não diz respeito somente à minha pessoa, esta atigindo a muitos!

Fora do Brasil estive visitando alguns irmãos, em conversa me perguntaram se eu assisto televisão, respondi que sim, questionaram se tenho o aparelho em casa, respondi que sim novamente, entao um deles me diz: "Irmão voce percebeu que em minha sala tem um aparelho a alguns anos atras irmaos do Brasil vinheram nos visitar e começaram a pregar contra o aparelho dizendo que isto esta atrapalhando a benção de DEUS em minha vida e que deveria retirar, um outro até chegou a dizer que viu "coisas estranhas" saindo de dentro dele, sinceramente não entendi nada sobre essa pregaação, fiquei confusa, em 20 anos servindo a DEUS neste país nunca ouvi pregações deste tipo, o que acontece no Brasil irmão?"

Conversamos a respeito por um bom tempo...

Já não bastasse nossos irmãos brasileiros propagarem estas coisas em terras nacionais muitos também vão para outras nações impor estes fardos pesados nas costas de nossos amados em outros paises!

DEUS te abençõe!

Anônimo disse...

A paz de Deus

Irmão Mario! 70 x 7

Regina Farias disse...

Olá, Mário!

Permita-me fazer as minhas considerações aproveitando esse precioso gancho...

A vida tem nos mostrado claramente que medidas externas de fé só tornam a pessoa mais dissimulada e escrava de performances (que ditam cada vez mais uma FALSA "vida correta") em detrimento da verdadeira transformação que acontece de dentro pra fora. Transformação que promove REAL liberdade, que me faz feliz, me faz alegre independende das circunstâncias, que me torna leve, fraterna e confiante, para ASSIM poder realizar o Ministério da Reconciliação requerido por Deus e que NADA tem a ver com doutrinagens impostas pelo homem que ironicamente afastam as pessoas do verdadeiro FOCO.

Pois, parafraseando Paulo, o pecado não tem domínio sobre aquele que vive sob a GRAÇA.

Falo sempre sobre isso, NUNCA me canso porque simplesmente me incomoda, me inquieta pra caramba e quem lê meu blog capta com muita facilidade que isso é o que mais ME ENOJA entre as pessoas do meio religioso.

E falando em inquietação... Me inquieta uma coisa que li aqui nos comentários e por isso resolvi falar a respeito e, claro, não por duvidar da boa-fé da pessoa em questão - isso nem me cabe!-mas por ter ouvido isso A VIDA INTEIRA quase(quase?!) como um jargão e, justamente pela repetitividade MECÂNICA, passei a observar com os olhos racionais e lúcidos requeridos pelo próprio Jesus e enfim tirar as minhas próprias conclusões.

Ora, esse lance de que "Deus me visitou" é muito emocional e soa meio que ingênuo posto que Deus não é emocional nem manipulador de emoções. Choro ocasional, arrepios na espinha, gritinhos de aleluia e até certas línguas "estranhíssimas" é tudo manifestação de nosso estado EMOCIONAL.

E olha que sou emotiva, chorona e tudo me arrepia... mas bora crescer, né?! Inclusive na fé, pois é um exercício, um processo se fim.

Convenhamos: se Deus está em mim Ele não precisa me "visitar".

Ora, Ele mora em mim! Ele não vem de vez em quando.

Quando eu entrego de fato minha vida a Ele, já não sou eu quem vivo, mas Ele que vive em mim. É uma constante. É como respirar! Eu não consigo dissociá-LO do meu ser, entende?

Por isso que me soa ESTRANHÍSSIMO isso de dizer que Deus esteve por aqui, deu uma passadinha e disse que uma hora dessas vem de novo...

Ou que só estando "nos átrios" Ele vem falar comigo...

Ou que só lá "nos átrios" é que Ele fala...

Ou que "ser saudado" seja bonificação para adquirir passaporte celestial...

(E por aí vai!)

Isso tá mais pra crendice religiosa do que pra fé, bora combinar, né?!

A gente precisa deixar de ser "menino na fé" e largar esses dizeres coletivos alienantes que NADA falam do caráter de um Deus Amoroso, Gracioso, Misericordioso.

É o que vejo, é o que sei.

Parabéns pelo post.

Como sempre, libertador e reflexivo.

Quem tiver olhos para ler que leia. :)

Deus te abençõe!

R.

Disse JESUS:

"E se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo?"

Cristão CCB disse...

Olá Regina, paz seja contigo!

Obrigado por sempre enriquecer minhas postagens com seus preciosos comentários.

Sobre o que disse Jesus: "E se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo?"

Ano passado, no primeiro "estudo biblíco mensal" da minha comum congregação, houve um questionamento sobre porque não podemos responder a saudação dos irmãos de outras denominações, o cooperador lançando sorrisos de soberba para aqueles que são mais próximos dele, disse que não devemos responder porque estamos sobre a doutrina da CCB, me contorci todo no banco, e contra-argumentei em voz alta mesmo, pra todos escutarem, recitando esta passagem que você aqui postou, diante da Palavra de Deus, que liberta da mentira e da enganação, o cooperador cedeu um pouco, disse que não há mal nenhum em responder a saudação dos outros crentes, é um sinal de educação, como se fosse um bom dia, um boa tarde ou boa noite, mas deixou claro que nós não devemos tomar a iniciativa de saudar outros grupos cristãos, pois, estamos sobre a dountrina da Congregação Cristã.

Não falei mais nada, percebi que ele faz questão em se portar como os gentios que a palavra condena, cheguei a sentir pena dele, pois, rende-se a doutrina dos homens, mas não se rende a Bíblia qual ele, pelo menos da boca pra fora, confessa crer ser a Palavra de Deus e única regra de fé.

Fique na paz e no amor de Deus!!!

Abs,

Mario

Hélio disse...

(Na verdade eu queria comentar esta postagem)

Mario também escrevi sobre isto que acabou de relatar, saudar pessoas de outras denominações. Isso realmente é um problema decorrente em nosso meio, mesmo mostrando um verso aureo e claro na Palavra de DEUS ainda tem gente que não aceita! Mas enfim... DEUS é bom!

Regina Farias disse...

Mário

Ele contraria ninguém menos do que o próprio Jesus, colocando a doutrina da "igreja" em primeiro plano.

É disso que venho falando...

:(

Postar um comentário

Comente, elogie ou critique a postagem, mas se porte como cristão, não use "palavrões" e nem ofenda pessoas ou instituições.

Seguidores

Divulgação