domingo, 31 de janeiro de 2010

Retrato falado

2 comentários
por Mário


Não importa onde estajamos, suas cores e formas denunciam: “aqui tem um templo da Congregação Cristã no Brasil”, ou como diz a canção “aqui a congregação estendeu seu véu”. .
....
A CCB é uma igreja extremamente organizada, até mesmo os criticos da CCB enaltecem a esta qualidade. Em tempos que para muitos a religião tornou-se um lucrativo negócio e assim em poucos dias erguem-se mega-templos em pontos estratégicamentes posicionados, a CCB ainda mantém os singelos mutirões de membros aos finais de semanas, e isso tem dado certo, somos cerca de 19000 templos espalhado por todo o Brasil.
.
A CCB é uma instituição amada e odiada, amada pelos seus membros e odiada por muitos irmãos evangélicos de outras searas. Ainda que os nossos criticos não admitam na CCB há grande reverencia pelo sagrado e muito repeito ao ministério. No cultos homens de um lado e mulheres do outro, formam um cenário único no meio evangélico brasileiro, centenas de homens enfileirados, todos trajados de terno, o mesmo do lado das mulheres, onde centenas cobrem suas cabeças com o véu. Este ambiente agradavel somado a boa música, tocado pela maior orquestra do mundo, é um convite permanecermos nas fileiras da congregação e para que os visitantes voltem sempre a “Casa de Oração”.
.
É verdade que aqui não há preparo de sermões para ser pregado nos cultos, e que nossos ministros não possuem formação teológica, mas isto não quer dizer que as pregações não estejam de acordo com as Sagradas Escrituras e que são como o “pão do céu” que alimenta a alma.
.
Somos uma igreja avivada, temos a graça de termos o Espirito Santo como condutor da Igreja, por isso, sempre que saimos da igreja, voltamos para casa com aquilo que espiritualmente necessitamos, e aqueles que entram na congregação pela primeira vez saem delá maravilhados com a experiencia de terem sido tocados pela pregação.
.
Antes que me atirem pedras, preciso dizer que esta não é uma caracteristica exclusiva da CCB, e que estou falando dela porque é a igreja qual frequento. Não vou deixar de dizer que, as vezes, há deslizes na Palavra, porque realmente há, mas isso também não é exclusividade da CCB, onde tem o homem presente, fuçando encontraremos falhas.
.
Bispos levando dolares ilegalmente dentro da Bíblia para outos países e impérios da comunicação sendo erguidos com dinheiro de gente simples e assalariada, nesse cenário, a CCB pode orgulhar-se por estar no rol de igrejas sérias, que fazem gestão transparente dos recursos provenientes de doações espontaneas do fiéis denominada “coleta”.
.
Na CCB ninguém é remunerado, todo serviço é prestado voluntariamente, o musico e a organista tocam com alegria porque gostam, os amorosos diaconos e irmãs da obra da piedade trabalham porque se preocupam o sofrimento dos pequeninos do Senhor, os anciães e cooperadores de adulto e de jovens pregam porque acreditam que Deus a eles confiou esta missão.


Mas não é só isso, tem os missionários que sem fazer alarde estão levando as boas novas do evangelho por todo mundo, graças ao empenho deles a Congregação Cristã está presente nos cinco continentes. Outra coisa bonita de se ver são os evangelistas, geralmente homens simples e de pouca instrução material, mas de enorme sabedoria, Deus os capacita e com um unico versículo estes homens abrem suas bocas e derramam uma água pura e cristalina que vem direto da fonte. A sabedoria e beleza das palavras que saem da boca desses homens não encontramos nos mais famosos livros de poesia e nem mesmo nas teses academicas dos sabios em ciencia humana.
.
Tudo isso faz-se por amor, não esperamos ser recompensados aqui na terra, motiva-nos a esperança de lá no céu recebermos a "coroa de glória". Ultimamente muito se falou da CCB, eu mesmo falo, mas não temos apenas falhas, temos muita coisas boas, acima citei apenas algumas delas.
.
Ah, ia me esquecendo, como estamos em ano de eleiçoes, vale lembrar que a CCB é totalmente apolitica, política e políticos passam longe dos nossos pulpitos, cada um é livre para comprir o seu dever de cidadão.
.
Em 2010 a CCB é 100!

2 comentários:

Regina Farias disse...

Mário

Graça e Paz!

Embora eu admire a CCB em relação à organização que você cita tão bem, vejo que - como em toda grande instituição que atravessa décadas - ela não está imune a falhas e equívocos e consequente exposição de SADIOS e NECESSÁRIOS questionamentos, como bem explora o Ricardo Alexandre em seu blog no texto de hoje "A solução para todos os problemas da igreja". Inclusive tais questionamentos no texto em questão levam à CONSTANTE reavaliação que desenvolve o senso crítico e traz o equilíbrio traduzido por mim como LUCIDEZ e que findam por fazer uma espécie de complemento a essa sua declaração de amor.

De minha parte - e ainda conforme alguns com quem me relaciono - não concordo que haja o extremo do ódio e sim que há uma espécie de "estranhamento" justamente em relação ao comportamento extremista de um número bastante considerável de membros dessa instituição religiosa, como você mesmo já colocou sabiamente em outras postagens.

Enfim, parafraseando a chamada do seu blog... ninguém é perfeito. :)

E mesmo divergindo em alguns pontos aproveito para demonstrar meu carinho e congratular-me com todos que fazem parte dessa instituição.

Parabéns! ( E manda meu pedaço de bolo rss)

Deus te abençõe!

R.

oswaldo dias disse...

Meus parabéns amado irmão. Explanação clara e sábia. Escrevo como um conhecedor profundo de outras denominações religiosas. A CCB me veio como uma tábua de salvação no meio de tanta lama. Nos muitos lugares que passei Cristo era um meio. Na CCB compreendi que Ele era o fim.
Deus o abençoe

Postar um comentário

Comente, elogie ou critique a postagem, mas se porte como cristão, não use "palavrões" e nem ofenda pessoas ou instituições.

Seguidores

Divulgação