terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Relatório: panorama e considerações

0 comentários





Não é de hoje que fico admirando os textos do ir. Ednelson lá do blog Ekklesia Christiana, como ele me permitiu replicar aqui os seus textos já decidi brindar a vocês leitores do meu blog com um deles, mas deixou aqui o convite para que acessem o blog dele (link acima) e apreciem estudos de qualidade.



.




Relatório: panorama e considerações
.
Saudações CristãsAmados(as)...
.
Referir-se ao RELATÓRIO, pode parecer algo “trivial”, visto tratar-se apenas de um utilitário, cujas finalidades num primeiro momento parecer restringir-se a detalhes de ordem situacional (localização) além de indicadores estatísticos... Porém, sua abrangência transcende a tais itens. Conforme, mencionado no comentário conclusivo de sua septuagésima terceira edição (2009/2010), o mesmo vem a espelhar o atual estado da Congregação Cristã em amplos aspectos e isso, não apenas em território nacional. Outrossim, reflete a UNIDADE e consistência de nossa instituição eclesial, suas oscilações e perspectivas.
.
Sua primeira edição deu-se por determinação estatal, não correspondendo a um anelo propriamente interno (Corpo Ministerial). Entretanto, com o decorrer dos anos passou a constituir um instrumento de referência, não apenas para os “domésticos na Fé Comum”, como àqueles que, alheios ao seu contexto, aspiram por informações que lhe sejam pertinentes. Não raro, temos encontrado em diversas publicações seculares, alusões ao relatório anual e demais projeções tendo-o como parâmetro.
.
Quanto a sua fidedignidade ou precisão, muito se têm objetado, e desse modo, nada se pode afirmar categoricamente. Todavia, ainda que parcialmente, tem-nos suprido as necessidades prementes e, assim correspondido ao seu escopo primeiro.
.
.
RELATÓRIO: "EDIÇÃO HISTÓRICA" (2009/2010)
.
O último Relatório lançado (2009/2010), não nos vem a surpreender com suas informações. Dados os sobressaltos socioeconômicos e demais desdobramentos deles decorrentes (“A Crise Mundial”), a “ekklésia”, em sua faceta “temporal” não lhe passou ilesa... Enquanto instituição veio a refletir os seus inevitáveis efeitos colaterais...
.
Assim, a edificação de Casas de Oração sofreu sensível redução ou atraso em suas respectivas aberturas. Semelhantemente, o números de adesões formais (batismos) apresentou baixa, não necessariamente desproporcional às médias anteriores.
.
Distintas regiões do país, responderam também de forma peculiar aos reflexos apontados. São Paulo, que sem quaisquer dúvidas continua “à dianteira” da Congregação Cristã em solo brasileiro, apresentou declínio regular, quer na edificação e entrega de Casas de Oração como também em número de batismos. A propósito, a “locomotiva” (São Paulo), parece perder gradual espaço para a vizinha Minas Gerais. Paraná, embora mantendo seu ritmo e tradição já consolidada, também tende a ceder seu “status” de referência segunda no que toca a Congregação Cristã em território nacional.
.
Rio de Janeiro, até então privado de maior notoriedade, desponta como futuro detentor de uma significativa representação. Seguem-lhe o resistente e “assembleiano” Norte/Nordeste, com promissores indícios, sobretudo, no que diz respeito aos Estados do Ceará e Pará. A Bahia, já desde longa data experimenta um afortunado índice de crescimento, o que tem redundado no aumento de sua influência junto ao Corpo Ministerial Central. Pernambuco registrou queda não exatamente acentuada, porém perceptível. Piauí, idem...
.
Retornando a Região Sudeste, o Espírito Santo continua renitente em sua estagnada posição. Presença tímida e pouco expansiva, o que pressupõe a necessidade de novas e emergenciais medidas no âmbito evangelístico...
.
Santa Catarina, embora assolada por intempéries e catástrofes climáticas, encontra-se em nível consideravelmente estável. O mesmo se pode dizer do Rio Grande do Sul.
.
Rumando novamente à Região Norte, Rondônia veio a apresentar inesperada queda... Acre, nos revela um quadro razoavelmente equilibrado. Amazonas e suas monumentais dimensões territoriais constituem um desafio à parte e assim, o mais reduzido avanço pode significar um passo hercúleo.
.
Segue, alguns números e indicadores para apreciação e análise:
.
.
BATISMOS (decréscimo ou acréscimo em relação ao ano anterior [+ ou -] )


São Paulo: - 1.195


Grande São Paulo: - 1.196


São Paulo / Interior: - 1809


Acre: + 245


Alagoas: + 24


Amapá: - 24


Amazonas: -105


Bahia: -1.018


Ceará: + 49


Distrito Federal: - 8


Espírito Santo: -73


Goiás: -125


Maranhão: - 164


Mato Grosso: - 80


Mato Grosso do Sul: - 240


Minas Gerais: - 1308


Pará: - 208


Paraíba: - 44


Paraná: - 1.168


Pernambuco: - 278


Piauí: -325


Rio de Janeiro: - 04


R. Grande do Norte: - 110


R. Grande do Sul: + 65


Rondônia: - 128


Roraima: -17


Santa Catarina: - 117


Sergipe: - 181


Tocantins: - 57
-----------------------------
TOTAL [ - ] : - 9.679.
.
.

CASAS DE ORAÇÃO (decréscimo ou acréscimo em relação ao ano anterior [+ ou -] CAPITAL + ESTADO):


São Paulo: + 58


Acre: + 06


Alagoas: + 03


Amapá: + 02


Amazonas: +03


Bahia: + 31


Ceará: +15


Distrito Federal: +03


Espírito Santo: idem ano anterior


Goiás: + 09Maranhão: + 04


Mato Grosso: + 01


Mato Grosso do Sul: + 07


Minas Gerais: + 40


Pará: + 15


Paraíba: + 07


Paraná: + 22


Pernambuco: + 04


Piauí: + 09


Rio de Janeiro: + 19


R. Grande do Norte: + 10


R. Grande do Sul: + 02


Rondônia: - 02Roraima: + 03


Santa Catarina: + 13


Sergipe: + 05


Tocantins: + 09
-----------------------------
TOTAL: [ + ] + 297 Casas de Oração (- 67 em relação ao ano anterior)
.
.
O "RANKING" EM CONSTRUÇÕES"


I – São Paulo


II – Minas Gerais
III – Bahia
.
.
CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO EXTERIOR
.
Nos últimos anos, tem-se observado um animador avanço no campo missionário. Os empreendimentos missionários a nações subdesenvolvidas, tais como àquelas situadas no continente asiático (Índia) e africano (sobretudo Moçambique) tem obtido retornos auspiciosos.
.
Quanto a Europa, excluiu-se da atual edição a ANDORRA, cujo núcleo, aliás, sempre foi diminuto. Quanto aos acréscimos, temos MALAWI, também em terras africanas.
.
Devido a questões legais, inúmeras outras nações ainda permanecem à margem de nossa relação oficial. Tal é o caso da Índia, cujo processo tramita favoravelmente, (segundo informações).
.
.
CORPO DE OBREIROS
.
Quanto ao estabelecimento de novos ministros, nota-se um aumento comedido, em concomitância com as características e necessidades comuns a cada região. Novos Anciãos e Diáconos têm ascendido ao Corpo Ministerial em localidades até então assistidas por representantes especialmente designados pelo Conselho Central. Isso implica em maior autonomia e descentralização, requerendo, todavia, perícia e triplicada cautela.
.
.

SUGESTÕES E CRÍTICAS
.
Considerando-se a importância de nosso atual Relatório como fonte de orientação e pesquisa, quais seriam as prováveis adequações (ou adaptações) a serem implantadas em suas próximas edições?
.
Atenciosamente,
.
"Em Caridade"Irmão Ednelson

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, elogie ou critique a postagem, mas se porte como cristão, não use "palavrões" e nem ofenda pessoas ou instituições.

Seguidores

Divulgação