domingo, 24 de janeiro de 2010

Um blog que é cem (blog do centenário)

0 comentários
Em comemoração ao primeiro Centenário da Congregação Cristã no Brasil, os blogueiros ccbeianos autores dos blogs: Bereiano, Apologética CCB, Examine Tudo, Ekklesia Christiana, CCB: Resgatando nossa História, Graça Maravilhosa e Cristão CCB decidiram que além dos blogs citados, estarão unidos editando o blog do Centenário da CCB.

Portanto, de agora em diante, além dos meus textos, aqui neste blog, estarão sendo publicados os textos do Ricardo Alexandre, Charles Fernando, Daniel Pereira, Ednelson, Helio Marques, Ismael Lima. Os meus textos também poderão ser apreciados nos blogs dos referidos irmãos.

Abaixo publico o primeiro texto de muitos textos que serão publicados no blog Centenário CCB, que ainda está sofrendo alterações no layout. Contamos com sua visita.


.
.
Pentecostalismo brasileiro: as origens


.


É impossível falar em “pentecostalismo brasileiro” sem antes falarmos um pouco sobre o pentecostalismo norte-americano. O fenômeno religioso denominado “pentecostalismo brasileiro” está prestes as completar cem anos, estudiosos da religião dizem que o pentecostalismo é um dos mais importantes fenômenos religiosos ocorrido no século XX. Desde o seu surgimento publico na Azuza Street, na cidade de Los Angeles, Califórnia - Estados Unidos, em 100 anos, o pentecostalismo conquistou 500 milhões de seguidores em todo o mundo. Caso a seja mantido os níveis de crescimento dos últimos anos, estima-se que em 2025 44% dos cristãos serão evangélicos pentecostais, o que somará cerca de 1,1 bilhão de pessoas.


.


O movimento pentecostal está prestes há completar 100 anos, por isso, cresce o numero de interessados no assunto, também por isso criamos este blog, um blog escrito por ccbeianos para ccbeianos, que abordará principalmente o centenário da Congregação Cristã no Brasil (CCB), mas que não se limitará a falar somente da CCB, visto que em 2011 a nossa igreja irmã , a Assembléia de Deus (AD), hoje o maior movimento pentecostal do mundo, também completará seu primeiro centenário.Todos são bem vindos a este blog, independente da igreja qual freqüentam, mas nos delimitaremos apenas a assuntos dos aspectos históricos e do pentecostalismo em si, não discutiremos aqui religião. .As Assembléias de Deus no Brasil que em 2011 completará 100 aninhos já há um bom tempo estão comemorando o seu primeiro centenário, inclusive, lançaram um bonito logotipo comemorativo.


...
.,


A Congregação Cristã no Brasil, que em 2010 completará o seu primeiro centenário, aparentemente não está comemorando a data com festejos, como antecipadamente faz a AD, o que certamente reafirma a postura da CCB em não se expor nas mídias, ou como disse o mestre em religão pela Mackenzie, Gloecir. Bianco: "uma igreja pentecostal invísivel" Penso comigo, embora negado pela instituição, que o lançamento do novo hinário, é uma tímida e discreta comemoração ao centenário. Esta “comemoração” é bem vinda, nos orgulhamos da nossa história.


.


Certo é que com a chegada de 2010 e aproximação de 2011, anos em que chegaram ao Brasil Louis Francescon, Daniel Berg e Gunnar Vingren, respectivamente, começam a pipocar na imprensa informações relacionadas ao pentecostalismo brasileiro e inevitavelmente às denominações CCB e AD, que são as precursoras do movimento no Brasil. Este já pode blog ser citado como exemplo neste sentido, outro exemplo que podemos citar foi o congresso realizado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) em novembro do ano passado.


.


Afinal quais as origens do pentecostalismo?


.


O pentecostalismo também conhecido como “avivamento pentecostal”, é um movimento religioso que surgiu no inicio do século XX, entre pobres e imigrantes nas periferias dos Estados Unidos.


.


Porque denominações como CCB e AD são classificadas como igrejas pentecostais”?


..


É uma referência ao Batismo pelo Espírito Santo, descrito no livro de Atos capítulo 2, o termo “pentecostal” deriva de “pentecostes”, um termo grego utilizado que é utilizados para referir-se a festa judaica das semanas. Podemos afirmar que o pentecostalismo é um movimento cristão avivalista, que tem ênfase na santificação e no relacionamento pessoal entre Deus e o crente. Há historiadores que atribuem o surgimento do pentecostalismo a Montano, um cristão do ano 150, que lutou pela recaristimazação cristã, e isto fez porque os cristãos daquela época haviam abandonado a: glossolalia (falar em línguas), revelações, curas divinas e maravilhas.Charles Fox Parham e William Joseph Seymour; 1901 e 1906; Topeka (Kansas) e Los Angeles (Califórnia) são os precursores do pentecostalismo do século XX. Porém, muitos deixaram de relatar a contribuição de Parham devido a sua tendência racista simpática aos ideais da Ku Klux Klan, acusações de homossexualismo e doutrinas exclusivistas que afirmava que os anglo-saxões eram descendentes diretos das tribos perdidas de Israel após o exílio na Assíria.Seymour, negro e filho de escravos libertos, constantemente é exaltado de por sua atuação, mesmo em uma época de forte perseguição racial nos EUA, tornou-se bastante popular por causa do movimento avivalista da Azuza Street.Acredita-se que a rápida expansão do pentecostalismo esteja associada a fatores sócio-culturais, como divisões raciais e de classe. As igrejas pentecostais se tornaram um local onde os pobres manifestavam seu descontentamento com a pobreza e conflitos raciais, assim surgiu a “igreja dos deserdados”. Num período de três anos, muitos fiéis pentecostais transformaram-se em missionários que começavam a disseminar o pentecostalismo por todo os EUA, depois, Europa, Ásia, América Latina e África. Assim foi com Louis Francescon, Daniel Berg e Gunnar Vingren, que saíram de Los Angeles para trazer a mensagem pentecostal à América Latina, que na Argentina em 1909 culminou no surgimento da Assembléia Cristã, a primeira denominação pentecostal latino-americana, em 1910 no Brasil da Congregação Cristã e 1911, também no Brasil, da Assembléia de Deus.


.


Quais são as principais características do pentecostalismo?


.


Como já dissemos acima, o pentecostalismo prioriza o relacionamento do individuo com Deus e enfatiza a santificação e o Batismo pelo Espírito Santo. Outra característica peculiar a este grupo é o fato de se tratar de uma religião dinâmica, oral e resultante do testemunho de pessoas, que desde o inicio, tem valorizado mais a tradição oral do que a escrita. Por este fato, algumas denominações deixaram de registrar a própria história, permitindo que importantes personagens do pentecostalismo e denominações caíssem no esquecimento, por isso, tem muito trabalho aquele que se propõe a estudar o fenômeno pentecostal..Em linhas gerais, podemos dizer o pentecostalismo brasileiro tem raízes norte-americanas, que do movimento avivalista, conduzido por Charles Fox Parham (1873-1929) e William Joseph Seymour (1870-1922) no inicio do século XX (1906), permitiu que no ano de 1910 o italiano Louis Francescon e um grupo de irmãos em Santo Antonio da Platina (PR) dessem origem primeira igreja evangélica pentecostal brasileira à Congregação Cristã no Brasil, e em 1911 os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren em Belém do Pará dessem origem a Missão da Fé Apostólica, que sete anos depois adotou o nome de Assembléia de Deus no Brasil.
.
Veja o mapa das religiões cristãs (Clique na imagem para ampliá-la)
.
mapa historico0
.
. ,
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
.
CAMPOS, Leonildo Silveira. As origens norte-americanas do pentecostalismo brasileiro: observações de uma relação ainda pouco avaliada. Revista USP. São Paulo. 2005
.
BIANCO, Gloecir. CCB no século XXI: Uma denominação pentecostal invísivel. Blog Religare-Religare. Curitiba. Setembro/2005.
.
Pentecostalismo. Wikipedia

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, elogie ou critique a postagem, mas se porte como cristão, não use "palavrões" e nem ofenda pessoas ou instituições.

Seguidores

Divulgação