quinta-feira, 29 de outubro de 2009

LIBRAS - o som do silêncio, realmente pregando a todas criaturas

4 comentários
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16:15


E é tomando para a si a responsabilidade em anunciar a todas as criaturas que muitos tem se engajado em levar o evangelho àqueles(as) que não ouvem e não falam, para isso, em um gesto de amor sem tamanho, se aplicam em conhecer a “LIBRAS”, a Linguagem Brasileira de Sinais. Boa coisa faz todas as denominações, inclusive nossa amada CCB, em levar o evangelho a este povo de Deus. Sim, eles são um outro povo, como se fossem uma nação, pois, possuem idioma, costumes e hábitos de vida próprios, que são moldados por suas condições e limitações.
Já faz um tempo que tinha me atentado em escrever um artigo sobre a Libras dentro da igreja, dias destes estava eu na igreja e o Senhor me tocou para escrever algo sobre o assunto, por conta da correria acabei me esquecendo, mas lembrei-me ao acessar a pouco o blog do nosso irmão Ricardo Alexandre ( http://bereiano.wordpress.com/ ) onde tem um belíssimo artigo sobre o assunto.
Certa vez em minha comum congregação recebemos a visita de um grupo de surdos mudos vindos do Paraná (salvo erro), e todos eles fizeram a questão de testemunhar sobre o operar de Deus em vossas vidas, obras lindas Deus fez com eles, eles tomaram quase todo o tempo da testemunhança e avançaram sobre a hora da Palavra, mas Deus derramou uma chuva de bênçãos naquela noite, a igreja foi grandemente visitada, tudo foi perfeitamente guiado pelo Espírito Santo de Deus, ainda que não houvesse pregação naquela noite a igreja sairia bem alimentada, pra não dizer farta.
Numa outra oportunidade, fui convidado a participar de um culto na Igreja Batista aqui da minha cidade, onde seria ministrado um culto especial de louvor para comemorar os 5 anos do ministério com surdos naquela denominação, participei daquele culto, também foi maravilhoso. O pregador que atendeu naquela noite tem um dom mui excelente, o de pregar simultaneamente em voz em Libras, mas naquela noite ele estava dando atenção especial aos mudos e surdos, ele fez uma pregação baseada no livro de Ester, eu mesmo nunca tinha lido todo o livro de Ester, mas até hoje não me esqueço deste livro que a mim foi pregado e anunciado em Libras.
Eu percebi algo, tanto na CCB quanto na Batista, poucas ou nenhuma palavra foram citadas, e embora a maior parte dos membros das igrejas não conheçam a linguagem brasileira de sinais (inclusive eu), nas duas igrejas, dos mais sábios aos sem instrução alguma compreenderam tudo o que foi dito no “som do silêncio”, foi aí que entendi que a linguagem do Espírito Santo é universal, e que mesmo que o crente não tenha domínio do idioma, estando ele em comunhão haverá compreensão daquilo que o Espírito de Deus manifesta para a igreja.
Galardão no céu terão aqueles que buscam e granjeiam os dons de Deus, muitos tem o desejo e preocupam-se em buscar o dom de evidencia em novas línguas, alguns talvez por que ele é um dom aparente, outros porque acreditam que conferem "status" ao crente. Mas é bom que saibam também que seriam muito abençoados se aprendessem o “som do silêncio” para anunciar a a àqueles que em suas limitações não te escutarão e nem falarão com você ao seu modo, mas que igualmente como qualquer outra criatura necessitam serem alcançados pelas boas novas do evangelho com mensagem de salvação para os que crêem em Cristo Jesus. Eles não escutam, eles não gritam, mas fazem parte do povo de Deus, e igualmente louvam e servem ao Senhor dos senhores, e mesmo sem emitir uma só palavra suas orações e louvores chegam ao trono de glória do nosso Deus, eles também podem nos dizer coisas, mesmo em silencio, mas que penetram o coração e marcam nossas vidas. A Libras também pode ser considerada uma das muitas linguagens dos santos de Deus e quando ditas com a guia do Espírito Santo mostra-nos que linguagem de Deus é universal e é compreendida até mesmo no “som do silêncio”.
E outra, quando alguém é agraciado com o dom de se comunicar com aqueles que não falam e nem escutam, acabam recebendo junto a enorme porção de caridade e uma grande oportunidade de aprender a amar o próximo de verdade, pois, estarão se doando para alcançar um povo antes não alcançado, e isto se faz por amor ao próximo e a Palavra de Deus. Haverá satisfação e edificação em trabalhar nesta parte.
Parabéns CCB, Igreja Batista e todas as outras denominações que tem se dedicado em levar o evangelho a todas as criaturas, inclusive os mudos e surdos, e que Deus continue abençoando grandemente seus ministérios para surdos/mudos, e que chame a muitos(as) para o ministério do “som do silêncio”.

4 comentários:

Anônimo disse...

a expressão surdo/mudo está errada o correto é surdo.

Anônimo disse...

APDD... EU SOU PROFESSOR DE LIBRAS E SOU SURDO PROFUNDO. RESP: SURDO É CORRETO. LIBRAS: LINGUA DE BRASILEIRA SINAIS É CORRETO.

EU NAO ACEITO COLOCAR SURDO-MUDO É ERRADO E LINGUAGEM DE BRASILEIRA SINAIS É ERRADO.

VOCES ENTENDEREM OK? DEUS TE ABENECOE...

jusilaine surda disse...

surda jusilaine libras surdos pais bom CCB conergaçaõno crsitã CCb libras pazdeus bom kk deus amo paz libras surdo ou ouvira vc libras

jusilaine surda disse...

eu imimgas voce muito ccb vc

Postar um comentário

Comente, elogie ou critique a postagem, mas se porte como cristão, não use "palavrões" e nem ofenda pessoas ou instituições.

Seguidores