domingo, 9 de agosto de 2009

O que respondi sobre a masturbação

28 comentários
Texto que enviei a um irmão batista sobre seu questionamento sobre masturbação.
.
Irmão você não é o primeiro, o único e nem o ultimo cristão a se questionar a respeito da masturbação. Olha a coincidência, eu mesmo estive a pensar sobre isso há mais ou menos duas semanas atrás, por conta de uma infecção urinária, fiz um exame chamado espermocultura, onde o material a ser analisado é o esperma, que é coletado através da masturbação. 

Fiquei a pensar no constrangimento, resistência e conflito pessoal que um exame deste tipo pode causar num cristão ultraconservador, o que não é o meu caso. 

Mas vamos lá, eu não ousaria dizer se masturbação é pecado ou não, pois, na Bíblia de estudos que eu possuo (Thompson) a palavra masturbação não é citada nenhuma vez, o mesmo acontece com todas as versões das Bíblias editadas pela Sociedade Bíblica do Brasil.Vou tentar te dar uma resposta bíblica, porém, vou emitir minha opinião, mas saiba que não sou dono da verdade, sei que tenho mais a aprender do que a ensinar..

Você me questionou se eu me masturbo, antes de responder a sua pergunta preciso te dizer que Jesus Cristo deve ser o nosso modelo, pois, é o único santo e perfeito. Agora respondendo sua pergunta, eu seria mentiroso e hipócrita se dissesse que nunca me masturbei, como disse acima, recentemente devido a solicitação médica precisei me masturbar, mas como acontece com a maioria dos adolescentes também aconteceu comigo, já me masturbei com outras finalidades, que não fins médicos.
.
No seu relato você explicita que é solteiro. Não podemos ignorar que embora tentemos ter uma vida espiritual consagrada a Deus nós também possuímos uma natureza carnal, os hormônios também borbulham nos homens e mulheres cristãos, é natural que tenhamos interesse pelo sexo. No caso dos cristãos casados a situação se resolve entre marido e mulher, já no caso dos solteiros a situação muitas vezes é resolvida através da masturbação, vulgarmente conhecida como punheta. Por isso, é bom que todo jovem homem ou mulher no tempo certo busque sua "alma gemea", pois, é melhor casar do que se abrasar.
.
No seu caso, você afirma que após alguns dias de batizado veio a mastubar-se e sentiu grande tristeza por conta disso, talvez isto tenha acontecido porque quando recém batizados sentimos um maior vigor espiritual e uma relação mais intima com Deus, por isso, ao se masturbar você se sentiu culpado, pois, cedeu a um desejo/impulso carnal. 

Quanto à freqüência de masturbação, após 11 anos de abstinência, 6 vezes em 3 meses ao meu ver não indica algo que possa ser considerado vicio ou doença, penso até ser saudável para seu corpo e sua mente, mas não é a situação ideal. Se formos levar a ferro e fogo, os 11 anos de abstinência não significa que você ficou “puro”, pois, assim como acontece com as mulheres com a menstruação, os homens que não mantém relações sexuais e nem se masturbam, a cada 28 dias acabam “colocando pra fora” o seu esperma, isso chama-se polução noturna. 

Certa vez um jovem da minha congregação, muito temente a Deus estava se atormentando por conta das suas poluções noturnas, me questionou se eu achava que era pecado, afinal, ele tinha sonhos eróticos e acordava melado (desculpe a expressão), eu disse a ele que polução não é pecado porque é algo involuntário e que ocorre quando estamos inconscientes, expliquei que isso é da natureza do homem, enfim, Deus fez o homem assim.
.
A Bíblia não fala de masturbação, mas uma vez fazendo uma pesquisa biblica curiosamente me deparei com a citação do termo polução, vejamos:
.
“Se houver entre vós alguém que, por motivo de polução noturna, não esteja limpo, sairá do acampamento; não permanecerá nele” Deuteronômio 23:10
;
Fiquei surpreso com o uso de termo polução, ainda mais no Velho Testamento, pois, acredito que esse termo seja recente, algo criado durante a evolução da medicina, apesar de ficar curioso não fui verificar qual palavra dos originais das Escrituras foi traduzida como polução. 

Sendo solteiro, a abstinência a masturbação é uma decisão pessoal e exige muita determinação, é algo que com certeza contribui para a santificação.
.
Na Bíblia, qual temos por infalível palavra de Deus e única regra de conduta e fé, não há nenhum ensinamento do tipo: “NÃO SE MASTURBARÁS”, porém, como cristãos, nós adotamos uma série de princípios, entre eles, nos abstermos da impureza e da prostituição, uma vez que nos masturbamos e idealizando um contexto sexual com uma mulher/homem estamos pecando, pois, nos ensina as Sagradas Escrituras que se olharmos a uma mulher tendo pensamentos impuros já adulteramos (Mateus 5:28).
.
Certa vez conversando com um ancião da minha denominação sobre um ensinamento que ele havia dado numa Reunião de Mocidade sobre o namoro dos jovens cristãos não ser muito prolongado, ele foi franco comigo, disse que os homens e mulheres de Deus estão sujeitos a todas as condições que os não cristãos estão, inclusive tentação sexual, disse que no caso dele que é casado, quando vê algo que lhe chama a atenção na rua ele chega em casa e resolve com sua esposa, mas no caso dos jovens solteiros a situação se complica por não ter uma companheira para aliviar as “tensões”.
.
Amado as Escrituras Sagradas é bem clara, não existe nenhum homem perfeito na terra (Romanos 3:10), mas as Escrituras também nos ensina que Deus é amor (1° João 4:8), portanto, é misericórdia também. Hoje você poder ter seus defeitos, a masturbação pode ser um deles, mas saiba que quando Cristo deu sua vida por nós lá na cruz o homem também tinha seus defeitos (Romanos 5:6). Nascidos em Cristo nova criatura somos e não há mais condenação, por isso, creio que não há condenação para os “masturbadores” (Romanos 8:1). Na minha opinião, se masturbação for pecado, não é um pecado grave, não faz mal a ninguém, desde que não seja vicio, penso que até pode ser saudável para corpo e a mente, mas a situação ideal é estar casado e não ficar se exercitando neste ato solitário.
.
A titulo de informação observe como os sexólogos classificam a masturbação:
.
· Masturbação de adolescentes: acontece na visão do autor quando se descobre o próprio corpo.
.
· Masturbação compensadora: vem quando a pessoa passa por problemas no meio familiar ou social e tende a usar a masturbação como meio de escape.
.
· Masturbação por necessidade: acontece geralmente quando os casados estão longe um do outro, viajando; ou pode acontecer com presos que buscam alívio de suas tensões sexuais.
.
· Masturbação patológica: quando é uma compulsão, que pouca ou nenhuma satisfação traz.
.
· Masturbação por indicação médica: quando os médicos pedem o sêmen de determinado paciente para teste de fertilidade ou para diagnosticar certas e determinadas infecções venéreas.
.
· Masturbação hedonista: quando o ato torna-se, na visão do autor, antinatural e não só disfuncional.
.
Agora, pense comigo, e os casados, não deveriam apenas fazer sexo para fins de reprodução??? Isso é assunto para outra conversa.Bom, como disse não sou dono da verdade, gostaria que argumentasse. Prometo que serei mais sucinto nos próximos textos, e também mais objetivo nas respostas, fiz este texto desta maneira porque vou aproveitar para postar no meu blog.
.
Deus te abençoe e ilumine!
.
*ESTE TEXTO FOI CRIADO PARA TENTAR ESCLARECER A DÚVIDA DE UMA PESSOA EM ESPECIFICO, MAS DEVIDO A IMPORTANCIA DO TEMA REPLIQUEI O TEXTO AQUI, POR ISSO, ELE RECEBE A MARCAÇÃO DE "CONSULTÓRIO CRISTÃO CCB".

28 comentários:

Anônimo disse...

Não sou contra quem luta contra o onanismo, mas chega a ser neurótica essa luta: http://charlesweblog.wordpress.com/2009/08/15/a-guerra-contra-o-onanismo/

Se for um vício tudo bem, mas eu acredito que ter sonho erótico como justificativa é como tapar o sol com a peneira...

Eu chego a ponto de não reconhecer quem é o saudável da história.. quem se masturba ou quem não...

Charles.

Anônimo disse...

sao muito sabias as respostas parabens como um servo de Deus agiu com postura e sabedoria que Deus te ilumine...apdds...

Anônimo disse...

MANERO!!!.......

Anônimo disse...

No caso do casamento eu não tenho dúvidas por que passo por isso e é muito difícil pra mim que ainda sou mulher,quando me masturbava nunca pensava em homens,apenas só pra satisfazer a pressão da necessidade,mas é só não pensar em ninguém acho que é assim.Já busquei a fundo várias informações cristãs e ninguém define isso direito.Quanto mais pra mim que já estou casada.aiaiaii que loucura.

PK disse...

Deus não nos chamou para a imundicie mas para a santificasão.A biblia diz que aquele que não pode ficar sem mulher que casase.Paulo,Estsvão,jesus,Eias não se mastubavam eles conseguiam viver sem mulher. Mas aquele que não consegue que casase.

Anônimo disse...

PK

nos tempos de Paulo/Elias etc o casamento era uma coisa mais simples,voce chegava com uma mulher para os seus pais e dizia "essa é minha esposa", então fazia uma festa e pronto, mas nos dias de hoje só da pra casar mesmo aos 27 anos, então como é que fica? eu tenho 18 anos, se eu tivesse condições de me casar ja teria casado à tempos, mas não há como, então so me resta continuar na masturbação, ou ir num urologista e me castrar, assim poderia virar padre..
aposto que vc nunca se masturbou não é PK? quero ver vc ficar sem sua esposa por uns 30 anos, duvido que não terá nenhum desejo sexual, so se tiver algum problema..
então? vou pro inferno por causa disso? Deus é justo ou não?

ramon dias disse...

Que á graça de DEUS pai o amor de JESUS CRISTO E Á CONSOLAÇÃO DO SEU ESPIRITO SANTO seja com á eleita do SENHOR.
Amados sengundo os principios cristão, á palavra do SENHOR nos ensina que somos templo do espirito santo, por ventura este templo tem que está "limpo" por completo; á palavra tambem nos diz que se nossos olhos nos fazem pecar e melhor que nós larçarmos ele fora do que ser "condenado" com todo o seu corpo; se suas mão o fazem pecar é melhor lançalas " tambem serve para casos de roubos e outros tipos de pecados que por ventura venhamos e cometer contra o corpo" temos que andar em santidade pois assim esta escrito "sereis santo por que eu sou santos", temos que lutar contra á carne por ventura á carne se faz da parte do reino de DEUS? tenha força peça á DEUS para liberta-lo deste mal, maior é oque esta em vc.

Olhe um texto que faz frente ao que vc possa estar passando ele se encontra no livro de 2 CORÍNTIOS CAP:12 vc:7 O espinho na carne, Paulo diz: e para que não me ensoberbecesse com á grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne mensageiro de satanás para me esbofetear, afim de que eu não me exalte.
8 Por causa disto, tres vezes pedi ao senhor que o afastasse de mim.
9 entam ele me disse: A minha graça te baste, por que o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza

Amados como é maravilhoso sabermos que o senhor esta trabalhando ao nosso favor, satanás tem mais de 2000 mil anos , e tem especialidade em roubar matar e destruir, por isso devemos vigiar o orar devemos entender oque esteja tirarndo nossa comunhão com DEUS, e esterminar este mal.
amado á graça de DEUS esta sobre á tua vida RECEBA ESTA PALAVRA DE LIBERTAÇÃO EM NOME DE JESUS, RECEBA RECEEEEEEEBA EM NOME DE JESUS.
O senhor esta me dizendo que muitas pessoas vão se abençoadas por esta leitura, não para de lutar que com toda certeza á vitoria é sua em nome de JESUS.

mais mensagens, duvidas so pedirem meu imail que estarei entrando em contato
um forte abraço e AMÉM.

Cristão CCB disse...

Diante do comentário do irmão Ramon, é importante esclarecer que estas coisas foram escritas de modo figurado, ou seja, o que deve ser cortado é a raiz do problema em si, e não propriamente o membro do corpo,para ser mais claro, as pessoas que se virem na situação de pecado sexual não devem mutilar suas genitálias, alguém pode achar estranho este tipo de esclarecimento, mas faz-se necessário fazer, pois, já tivemos casos em que o irmão veio a cortar o próprio pênis. Confira:

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1862411-EI306,00.html

Anônimo disse...

se me masturbar sem pensar e nem criar uma sena em minha cabeça e pecado ??

badboy disse...

http://manual.do.adolescente.zip.net/

Anônimo disse...

É O FIM DOS TEMPOS MESMO
QUESTIONAR COISAS ABSURBAS COLOCANDO DEUS NO MEIO!!!!

Anônimo disse...

Se masturbação for pecado, creio que ninguem conseguirá se salvar. Diga-me que nunca fez isso.

AOL BAHIA

Anônimo disse...

oi,não sou muito praticante na palabra,mas curiosa; desde os 13 me masturbei,no começo me senti culpada por sempre imaginar ser pecado ai já ficava inrritadissima,me confrontava em pensamento,com o tempo percebi que se não me mastuba-se não conseguia ficar calma~e,não me concentrava,não sou viciada..pessoal,e com o tempo resolvi que se fosse pecado ou não por que então fico com excitação, por quê não posso me controlar foi ai que imagino que é normal,natural e saudavel,é claro que tenho vergonha de ficar falando pois uma moça não fica divulgando,pois os colegas poden ser maldosos,mas tem muitas amizades femininas são realista quanto a prática saudavel.

Atenciosamente

Milla Nonatho disse...

AGRADECIMENTOS PARA O ESCRITOR. FOI MUITO BEM ESCLARECIDO CADA QUESTÃO. NUNCA TIVE PROBLEMA COM ESSAS COISAS, MAIS JÁ VI MUITA GENTE SE AFUNDANDO POR CAUSA DISSO. É UMA QUESTÃO DE "CONCIENCIA PESADA", TEM MUITOS JOVENS SE ATORMENTANDO POR CAUSA DISSO. ACHO QUE É CADA COISA NA SUA HORA, COMO TEM HORA PRA COMER, DORMIR, IR TRABALHAR, TOMAR BANHO, IR PRA IGREJA, ORAR, TAMBEM TEM HORA PRA SE ALIVIAR ^^

OBRIGADA, E ESPALHEM ESSE TEXTO PRA MAIS PESSOAS, APDD.

Anônimo disse...

Uauu amei esse texto deveria sair no tópico rsrsrs aff Ja penso na cara da irmandade de espanto.... mas en relação de quem ja é casado... haha com certeza nao fazem só sexo por reprodução oras busacando prazer... da mesma forma a masturbação!!!!!!!!! uhuu Quero encontrar meu principe CCB =P bjss APDD

Douglas Petronilho disse...

É uma questão individual, que deve ser tratada entre o Criador e a criatura. Não aconselho, mesmo tendo 23 anos e participando desta questão, a discutí-la posicionando verdades ou hipotéticos pensamentos sobre a masturbação. Examine-se a si mesmo, assim diz o Senhor. Então, examine-se a si mesmos e prostre-se diante de Deus, com a face tocada no chão, confessando de coração a sua diminuta existência frente à Sua Onipresença, Onisciência e Onipotência.
Deus busca verdadeiros adoradores. Sejamos sinceros.

Amém !

Douglas Petronilho
Enfermeiro

Anônimo disse...

A PAZ de DEUS irmão o tema foi bem abordado Deus te ilumine a cada dia aprendi muito pois estava sendo para mim um vicio a masturbação todos os dias mais passei a entender com clareza é um assunto que tenho vergonha de conversar com meu cooperador DEUS abençoe

Lina disse...

interessante....é so falar de sexo q chove postagens!!!na minha opiniao é naturalissimo se masturbar,desde q nao seja um vicio, deve ser natural ...
Aff, pecado??? nao vai sobrar um pra contar historia!!!

Anônimo disse...

Sendo pecado ou não eu quero parar de memasturbar, sinto vergonha e acabo não tendo comunhão com meu DEUS. Peço-vos que orem por mim para q O SENHOR me ajude e q eu encontre minha companheira CCB.

Anônimo disse...

Irmão, queria saber: é pecado ver pornografias pela internet?

Mario disse...

Favor ver o artigo a seguir:

http://www.blogdomario.com/2010/11/pornografia-o-estupro-da-mente.html

Fraterno abraço,

Mario

Jonas Mendes disse...

Paz de Deus a Todos!

Sobre a masturbação, tenho a convicta certeza de que é um pecado, quase semelhante a fornicação e adultério. Raciocine comigo: Para que você se excite, você com certeza deve pensar em alguma mulher, então, essa mulher pode ser a do seu vizinho, a esposa do seu irmão da igreja e etc. Então, se na bíblia fala que não cobiçarás a mulher do próximo, você já está automaticamente pecando. Outa coisa, como o irmão citou logo ali acima, que se masturbar deixa ele com vergonha e sem comunhão com Deus. Isso explica tudo, o certo é não se masturbar, quando sentir desejo, ajoelhe-se e clame pelo sangue de Jesus, tenho certeza que ele vai lhe ouvir.

Flavio silva disse...

Muito bem, creio que a minha postagem possa abrir mais horizontes da interpretação desse assunto.
http://arcadoarrebatamento.blogspot.com/2012/05/como-vencer-masturbacao.html

Matheeus ' î î î disse...

Eu concordo com a pessoa que disse, ''Sendo pecado ou não eu quero parar de memasturbar, sinto vergonha e acabo não tendo comunhão com meu DEUS. Peço-vos que orem por mim para q O SENHOR me ajude e q eu encontre minha companheira '' Pois eu também me sinto muito envergonhado, e também não consigo entrar em comunhão com Deus, então peço que os irmãos orem por mim para que eu possa me livrar dessa tentação mundana. ApdS

anonimato disse...

É complicado essa parte, antes de me batizar era viciado em pornografia, relacionamentos virtuais, me masturbava entre 2 a 5 vezes por dia. As vezes acontece, mas luto sempre para não praticar esse ato. Eu tenho certeza que é pecado, porque quando eu pratico não fico em paz, não fico com comunhão na igreja, me sinto acusado. Para mim é uma guerra, era uma coisa normal antes de servir a Deus, eu praticava a vontade e não me preocupava. Eu achava que não fazia mau, mas fazia sim, cobiçava mulher do próximo, como eu batia várias, sofria de ejaculação precoce, falhei com várias mulheres na cama e entre outras coisas quem nem atrevo falar, porque não ira vivificar nada. Mas o grande vilão é pornografia, devemos tentar eliminar essas coisas, não sei quanto as mulheres, mas é difícil o homem se masturbar sem pensar em uma mulher. Em toda a minha vida, toda as vezes que pratiquei esse ato, sempre estava vendo uma foto, um vídeo, pensando em uma mulher. Mas devemos clamar a Deus e nosso Salvador Jesus Cristo, porque o caminho é estreito. Eu ainda falho, mas estou lutando para eliminar esse habito. Aconselho a pessoa a dobrar o joelho e confessar para Deus que esta pecando e pedir para que ele liberte. E correr de novelas, filmes e alguns sites na internet. Mas não esqueçam que vou falar, mesmo falhando não se afaste da casa de Deus, porque é isso que o inimigo quer, porque na palavra você vai ouvir a verdade, a verdade machuca mas ao mesmo tempo ela limpa. A paz de Deus e do nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos. Amem.

anonimo disse...

Se eu deixar alguém me masturbar, é pecar para morte?

Mario disse...

Pecado de morte não é, pois, pecado de morte é somente a blasfêmia contra o Espirito Santo.

Mas Deus, por meio da sua Palavra, nos diz que para irmos bem é bom nos abstermos de muitas coisas, entre elas, a prostituição, ao você deixar alguém te masturbar você e a outra pessoa estão fornicando.

O irmão Ricardo escreveu um excelente artigo sobre isso, vale a pena conferir, segue o link: http://jovemccb.blogspot.com.br/2012/01/namorados-que-se-masturbam-cometem.html

Hercules Zuin Paula disse...

Parabéns ! muito bem explicado .

Postar um comentário

Comente, elogie ou critique a postagem, mas se porte como cristão, não use "palavrões" e nem ofenda pessoas ou instituições.

Seguidores

Divulgação