sexta-feira, 3 de julho de 2009

Centenário da Congregação Cristã no Brasil

16 comentários
A Congregação Cristã no Brasil, completará em junho de 2010, cem anos, e não há nenhum tipo de manifestação lembrando os membros desta data tão importante e que deveria ser comemorada.


O caro Ricardo Alexandre fez um excelente texto discorrendo sobre temas históricos e a relação que estes assuntos possue com o atual estado que a Congregação se encontra atualmente.


Um belo texto, que poderia chegar até o Conselho!
.
>



.

Por Ricardo Alexandre


Congregação Cristã no Brasil é o letreiro que os mais belos templos do país ostentam em suas fachadas. Do interior destes templos ecoam os mais belos hinos de louvores e súplicas a Deus. Seus assentos acomodam um inúmero e maravilhoso povo que reunido EM NOME DO SENHOR JESUS adora o Deus que fez o céus e a terra. De cá homens com terno e gravata, de lá mulheres com véus nas cabeças. Após a exclamação: DEUS SEJA LOUVADO! segue um uníssono e sonoro AMÉM! Inicia-se mais um culto nessa igreja que está prestes a completar cem anos de sua história.


Ponto de partida. Aos doze de março de 1910, desembarcava em solo brasileiro, vindo dos Estados unidos, o imigrante italiano, Luigi Francescon. Este missionário ensinaria uma parte da nação falar numa ‘língua estranha’ que não tem tradução, mas tem poder e unção.

A pioneira.
A mensagem pentecostal (Jesus Salva, cura, batiza no Espírito Santo, e breve voltará), começou a ser disseminada em solo brasileiro na região sudeste pela Congregação Cristã no Brasil-CCB. Consecutivamente a Assembléia de Deus, um ano mais nova, a propagou pelo nordeste do país, em pouco tempo ambas estariam presentes em todo território nacional.



O número um. Felício Antônio Mascaro foi o primeiro irmão a ser batizado na Congregação em Santo Antônio da Platina no Estado do Paraná.
O crescimento. Explicar o crescimento inicial da CCB é desafio a qualquer teólogo, ou mesmo, sociólogo ou antropólogo. Como uma igreja que não evangeliza cresce tanto? Se o método tradicional e bíblico não foi usado, qual fator levou-a ser a maior denominação por décadas?


Obra do Espírito Santo. Os membros da CCB tem uma resposta na ponta da língua: “Foi obra do Espírito Santo”. E ao meu ver foi mesmo. A glossolalia (línguas estranhas) foi um atrativo para crentes de outras denominações. O derramamento dos dons foi abundante até meados de sua história, o que acontecia tanto nos encontros cultuais como nos casuais.


Uso e costumes. Os costumes usais da CCB são comuns a toda igreja pentecostal, já os litúrgicos são bem característicos contribuindo para sua identidade denominacional. São eles: o uso do véu, assentos separados, ósculo santo, orquestra, saudação típica, orar só de joelhos, clamores ou exclamações exaltando a Deus durante todo decorrer do culto, etc.


A igreja dos ‘glórias’. O modo peculiar de seus membros exaltarem e clamarem a Deus, fazia-se notável a todos que a visitavam, fazendo-os ficar conhecidos como ‘os glórias’ e consequentemente a Congregação por “igreja dos glórias”. Esse apelido, dado pelas outras denominações, revela como era dinâmica a liturgia dos cultos e o respeito que demonstravam pela CCB.


Estudo bíblico. Achou-se desnecessário uma vez que liderança e liderados eram igualmente de pouca escolaridade. Veio a mentalidade de que o estudo bíblico inibiria ou ‘mataria’ as “revelações” espirituais das quais eram providos. “A letra mata e o Espírito vivifica”, esta máxima (dito) desmotivou de vez a leitura sistemática da Bíblia causando um efeito colateral que beirou o obscurantismo1.


Que doutrina é esta? A irmandade (igreja) passou a viver mais dos ditos que dos versículos. Ideias como “quanto menos saber, mais Deus te usará” eram recebidos como verdades absolutas. Ao ser ensinado: “Aos crentes, a palavra de Deus, ensinada à Sua igreja, não é para ser discutida, e sim obedecida. Somente assim se honra o Senhor” (Ass. 1948), o povo deixa de exercer a capacidade de análise e julgamento recomendada pela bíblia (At 17:11; 1Co 14:29; Gl 1:8). Como não havia contestação, a cultura oral se fortaleceu sendo passada de geração para geração.


Deixando a primeira caridade. Não demorou para o idealismo2 aparecer. Narcisamente a CCB via-se superior às demais denominações considerando-as, pejorativamente, “seitas das teorias humanas”. Não queria ser comparada a nenhuma outra comunidade, eis por que negou suas origens declarando oficialmente: “Não somos pentecostais, e nada temos a ver com o movimento pentecostalista” (Tóp. 23 Ass. 1991).


Crise de identidade. A declaração gerou uma crise de identidade na igreja (Se não sou pentecostal, porque adorar e viver como um?), que desde então vem afetando seus costumes denominacionais e prejudicando a liturgia do culto, ou como dizem, a liberdade de dar glória e do Espírito Santo agir na igreja. Hoje sente-se ofendidos quando classificados como pentecostais (Top.22 Ass. 1988), não aceitam nehuma rotulação senão a por eles reivindicada.


Reivindicação. Desprezando a condição de uma igreja pertencente ao movimento pentecostal, num delírio a CCB faz uma reivindicação absurda, avocando para si o título de “Obra de Deus”, quando muda o título original do testemunho escrito da sua fundação de HISTÓRICO DE UMA RAMIFICAÇÃO NA OBRA DE DEUS para HISTÓRICO DA OBRA DE DEUS REVELADA PELO ESPÍRITO SANTO NO SÉCULO ATUAL (PASSADO). Tal fato não causou indignação na época e sim trouxe orgulho e exclusivismo, desde então seus membros passaram a considerá-la a “Verdadeira Graça”, usurpando título e honra do Senhor Jesus.


A lei abolida. Outra atitude mal explicada foi a retira do quadro “Constituição da Igreja de Deus”. Tínhamos uma constituição de uma lei só, que era o suficiente para guiar-nos em toda a verdade. Essa única lei tinha um único artigo: Jesus é a cabeça da igreja; e um único parágrafo que tratava da sua organização: A caridade de Deus no coração de seus membros.


A profecia. No mesmo quadro estava contida uma profecia: “Onde estes três não governam [Pai, Filho, Espírito Santo], é Satanás que governa, em forma de homem, para seduzir ‘o povo de Deus’ com sabedoria humana”.


A Paz (no reino) de Deus! Surpreendentemente as coisas caminhavam em perfeita harmonia. Salvo raríssimas exceções, não haviam contestações, a ideologia fora assimilada e os irmãos sentiam-se afortunados por pertencerem ao grupo dos ‘escolhidos’, então… Eis que ecoa um brado de reforma e surge um movimento reflexivo e questionador do posicionamento ideológico da CCB promovido pelos seus próprios membros.


Os membros se levantam. Valendo-se da Internet , uma ferramenta que nossos antecessores não dispunham, vários membros criam diversos sites, comunidades virtuais e blogs, fazendo da Internet uma verdadeira central de reclamações, e por meio desta ou mesmo por cartas pessoais, fazem chegar ao Brás (Sede CCB) uma enxurrada de criticas, sugestões, denúncias, apoio, elogios, etc. O movimento, confuso no início, vai aos poucos se organizando e definindo seus objetivos.
Literatura. Já outros publicam livros como Marcelo Ferreira autor de “Por trás do véu”. O conselho de anciães repudiou todas essas iniciativas chegando a ex-comungar o referido membro. Neste caso a CCB recriminou aquilo que deveria financiar – o registro de sua história.


Tocando na ferida. A atitude de expor a igreja na Internet mexe com o brio da CCB que odeia a mídia e tem pavor de ver seu nome estampado em qualquer veículo difusor de comunicação. É contra toda propaganda quer a favor ou contra.


Que faremos agora? Sempre se esperou críticas de terceiros contra a congregação, mas o inédito levante dos próprios membros surpreendeu o conselho de anciães. O veículo da irmandade é a Internet, o veículo do conselho de anciães são os tópicos de ensinamentos, por estes tentou-se intimidar o movimento, mas desta vez, “a palavra de Deus ensinada nas congregações” foi discutida e não obedecida. Restou ao ministério ignorar a opinião dos pensadores.


Site oficial. Na verdade não passa de uma nota de esclarecimento que não esclarece coisa alguma. Foi o último ato antes de dar as costas em definitivo ao movimento. Um site oficial com relatório virtual é uma cobrança de toda irmandade.


A crise no Brás. Acusações pesam sobre o atual presidente nacional, que ao invés de se pronunciar publicamente à toda igreja; manobra nos bastidores. Estas acusações tornaram-se públicas fazendo vir à tona o corporativismo e o autoritarismo reinantes no Conselho, evidenciados no MANIFESTO PRÓ-COURI; a CCB tem agora uma certidão atestando sua corrupção.


“Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus” (1Pe 4:17a).


Consequências. A indiferença do “santo ministério mais idôneo” pela opinião da irmandade, a falta de maturidade espiritual para enfrentar os problemas emergentes, a sonegação de informação, geram insatisfação, revolta e dissensões no grupo. Alguns cismas já ocorreram na sua história, o mais recente resultou na fundação da Congregação Cristã Apostólica – CCA. Poderemos estar na iminência de um acontecimento sem precedentes, caso a política continue sendo a resistência e não o diálogo.


“Como nos assentamos à mesa do Senhor para partilharmos da mesma comunhão;
Assentemos à mesa do entendimento para partilharmos da mesma opinião.”

Luz no fim do túnel.
Felizmente muitos têm deixado o idealismo, renunciado a cultura oral, e recorrido à leitura da Bíblia – a infalível e soberana Palavra de Deus – e por esta se guiado.



Voltando a primeira caridade. A CCB necessita ser avivada no Espírito Santo. Podemos entender avivamento como sendo o retorno às origens que caracterizavam a igreja primitiva, primando os dons espirituais e o falar em línguas, mas para tanto, precisa reconhecer seus erros, humilhar-se e então suplicar a intervenção divina.
“Tenho, porém, contra ti que deixaste a tua primeira caridade. Lembre-te pois donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras” (Ap 2:4,5).


O centenário é momento para reflexão: A igreja que somos é a igreja que deveríamos ser? Levamos a mesma mensagem que o missionário trouxe há cem anos? Temos sido fiéis a esse legado?


O centenário é momento para oração: Devemos nos humilhar, pedir perdão e clamar por avivamento espiritual.


O centenário é momento para gratidão: Apesar de tudo, chegamos até aqui e somos uma grande família, temos uma estrutura gigantesca e somos modelo em várias áreas; Deus tem sido conosco, seus conselhos não tem faltado, e suas promessas hão de cumprir. Portanto, façamos festa, e celebremos a esperança do consenso e da união, para a edificação do corpo de Cristo.


Resumo: A CCB teve um período glorioso, porém a falta de estudo comedido das escrituras sagradas repercutiu em erros hermenêuticos grosseiros, ao menosprezar a letra a palavra ganha força e uma cultura oral se instala, a irmandade deixa a doutrina dos versículos, e assimila a ideologia dos ditos. Essa ideologia nos leva ao obscurantismo que nos afasta da bíblia e ao idealismo que nos afasta das outras igrejas. A CCB passa julgar-se a única igreja verdadeira e renuncia o legado pentecostal.


Uma nova fase começa quando seus membros começam a questionar a liderança que é ineficiente ao replicar-lhes, passando então, a ignorá-los.
Conclusão: A falta de estudo é a origem de todos os desvios da CCB. Voltar-se à Bíblia, como a infalível palavra de Deus, é que restituirá a nossa primeira caridade. Muito se gabou por não ter conhecimento temendo que este mataria o Espírito; ironicamente, um movimento intelectual é que pode agora restaurar-nos a espiritualidade.


“Jesus, respondendo, disse-lhes: Errais não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” (Mt 22:29).


“O meu povo foi destruído por que lhe faltou conhecimento. Porque tu rejeitaste o conhecimento também te rejeitei” (Os 4:6a).


“Conheçamos, e prosseguimos em conhecer ao Senhor; e Ele a nós virá como a chuva serôdia que rega a terra” (OS 6:3).


“A Tua palavra é a verdade” (Jo 17;17); “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. (Jo 8:32).
______________
1 obscurantismo: 1.Estado de completa ignorância 2. Oposição sistemática a todo o processo intelectual ou material 3. Sociol. Atitude ou política contrária à difusão e transmissão de conhecimento, especialmente entre as massas.
2 idealismo: Filos. Sistema que admite como certas somente suas ideias; vê perfeição no que cria ou no que segue.

16 comentários:

anezio disse...

Legal o texto, mas fica a pergunta: Quem é Ricardo Alexandre? É nosso irmão de denominação? Não que isso seja relevante para o conteúdo ali escrito, facilmente comprovável por qualquer um que seja membro há algum tempo.

Na verdade a omissão por parte da Congregação chega a ser vergonhosa para mim que sou membro e instrutor de violino na mesma.

Na verdade, como Cristo, a CCB deveria ser um livro aberto e não ter decisões tomadas por um pequeno grupo de anciães mais velhos (que não necessariamente quer dizer mais sábios), o que facilita ainda mais o corporativismo na denominação.

Para não ficar no escuro, meu nome é Anezio (anezio_jr10@hotmail.com) e frequento a igreja do Bairro Sta Rosa, em Niterói-RJ.

Anônimo disse...

TAMBEM CONCORDO COM A FALTA DE INFORMAÇAO E O NEPOTISMO EXISTENTE NA CCB A QUAL SOU MEMBRO.

Anônimo disse...

anonimo gostei pois todos nos temos que examinar as escritura so nela tem palavra de vida eterna joao 5 v 39 coisas que gostava de fazer antes mesmo de ser crente e deichei de fazer depois que fui para ccb mas depois da internete voltei a examinar de novo e estou orando para que a irmandade faca o mesmo e ate o ministerio tambem

Anônimo disse...

o que temos a fazer é orar e clamar a DEUS para que ilumimen os irmãos anciães, porque não é que tem bastante tempo de crente, porque sao antigos que são os mais crentes para ensinar ao povo, ao contrário, porque o diabo também tem bastante tempo de crente e tem enganado muitos crentes, e oe anciães mais velhos estão sendo usados pelo diabo e não sabem, mas se continuarem a proibir de Deus operar na Congregação esses anciães vai se queimar no fogo do inferno e todos esses anos de crente s pra Deus vai ser tudo em vão, eles vão dizer a Deus que zelaram da obra, mas Deus vai dizer apartai vos de mim malditos, porque deixaste o primeiro amor, criando tópicos para si, enganando meu povo na terra, proibiram meu povo de dar glória criando uma igreja sólida, e eles irão pro inferno e todos verão eles se queimando no fogo que arde dia e noite e não vai ter + volta, porque desrespeitaram a divindade de Deus, trocaram o dom de Deus pelo dom de calar a boca do povo, eles tão proibindo o povo de dar glória de sentir o poder de Deus, querendo ser diferente, mas afinal tá diferente mesmo, porque estão fazendo A VONTADE DO DIABO, O DIABO MANDA ELES COLOCAREM NOS TÓPICOS DE DOUTRINA NO BRÁZ, PARA PARAREM DE DAR GLÓRIA, NÃO FAZER CULTOS DE BUSCA DE DONS, OU SEJA SÃO VERDADEIROS INSTRUMENTOS DE SATANAS E NÃO SABEM, MAS SE A CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL É A VERDADEIRA IGREJA D DEUS, DEUS VAI TOMBAR CADA UM DESSESANCIÃES QUE TÁ PROIBINDO DE DEUS OPERAR NA CONGREGAÇÃO, DEUS VAI MATAR DE UM POR UM, E AINDA IRÃO PRO INFERNO PR DEIXAR O PRIMEIRO AMOR, A BIBLIA DIZ EM APOCALIPS: TENHO EU POREM CONTRA TI QUE DEUXASTE O PRIMEIRO AMOR, SE ARREPENDE E VOLTA A PRATICAR AS PRIMEIRAS OBRAS, ISSO SE QUISEREM MORAR NO CÉU COM DEUS UM DIA, MAS SE QUISEREM MORAR NO INFERNO COM O DIABO E SEUS ANJOS MAUS É SÓ CONTINUAR FAZENDO ESSES TÓPICOS SEMELHANTE O QUE SAIU NESTA ULTIMA ASSEMBLEIA NO BRÁZ, DEUS ME CHAMOU NA CONGREGAÇÃO E EU SOU DA VERDADE, GOSTO DE VER DEUS OPERAR, E NÃO DE VER HIPÓCRISTAS FALAREM COISAS DE SI MESMA, COISAS QUE NÃO TEM FUNDAMENTO BIBLICO, PORQUE SE DEUS É POR NÓS QUEM SERÁ CONTRA NÓS, SE O QUE ESTOU DIZENDO É VERDADE DEUS É AO MEU FAVOR, E SE O QUE TÃO FAZENDO, CALANDO A BOCA DO POVO, PRA DEUS TÁ ERRADO, DAI DEUS COM CERTEZA VAI TOMAR UMA POSIÇÃO CONTRA ELES, PORQUE A IRMANDADE NAO ESTÁ SATISFEITA COM ESSES MODOS, A IRMANDADE QUE VER DEUS OPERAR NO NOSSO MEIO, NEM QUE FOR PRA DEUS MATAR ESSES ANCIÃES, DEUS VAI E TODA A CONGREGAÇÃO CRISTÃ VAI SABER, EM BREVE VAMOS TER NOTICIA E ESSA IGRAJA VAI PULAR, VAI VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR, O POVO ESTÁ SEDENTO TÁ ESPERANDO DEUS FAZER ESSA OBRA, E AQUELE QUE SE LEVANTAR CONTRA MIM E CONTRA OS IRMÃOS QUE GOSTAM DE SENTIR DEUS, DAI A BRIGA NÃO É COMIGO E SIM CONTRA DEUS E O FILHO DELE CHAMADO JESUS CRISTO, E TODOS OS QUE SE LEVANTAM CONTRA DEUS E JESUS, ESSES NÃO TEM PARTE NO CÉU, DISSE JESUS EM SÃO MARCOS CAP. 16 : IDE POR TODO O MUNDO, PREGAI O EVANGELHO E EM MEU NOME ESPULSARÃO OS DEMONIOS, FALARAM NOVAS LINGUAS.... ESSES ANCIÃES ESTÃO PROIBINDO ATÉ DE FALAT EM LINGUAS NA CONGREGAÇÃO, EU ASSISTI UMA ORDENAÇÃO QUE O IRMÃO J. C. ANCIAO MAIS VELHO, NA PREGAÇÃO ELE MANDOU O POVO CALAR A BOCA, A IRMANDE SE INTIMIDOU NA HORA, MAS DEPOIS CONTINUARAM A DAR GLÓRIA, DEUS VAI TOMAR PROVIDENCIA, TEM QUE FOR PRA DEUS MATAR ESSES TRAVAS, ISSO VAI E EU QUEROO SABER E VOU GLORIFICAR E DEUS NA FRENTE PELA OBRA QUE DEUS VAI FAZER AINDA POR ESSA IGREJA, TUDO ISSO QUE PEÇO A DEUS NÃO É EM NOSSO MERECIMENTO, MAS É NO NOME HONRADO DE JESUS CRISTO QUE NA SUA GLÓRIA VICE PARA SEMPRE, DEUS SEJA LOUVADO

Anônimo disse...

TODOS OS IRMAOS DEVEM TOMAR CUIDADO QUANDO DIRIGEM-SE À OBRA DE DEUS, EXISTE A REVELAÇAO SIM, QUEM FALA QUE PRECISA DE ESTUDO BIBLICO É POR QUE AINDA NÃO PROVOU DO ESPIRITO, É BOM LER A BÍBLIA SIM, PARA TER ALGUM CONHECIMENTO, MAS NA IGREJA, O SENHOR FALA PARA O POVO ATRAVEZ DE REVELAÇAO,TEMOS IRMAO COOPERADORES QUE PREGAM, SEM LEITURA, NAO TEM ESCOLARIDADE, MAS DEUS USA DE SUAS BOCAS E FALA COM A IRMANDADE O NECESSÁRIO PARA QUE POSSA CAMINHAR, DAR BONS TESTEMUNHOS, ETC...PRA MIM VOÇES ESTAO CEGOS, POR ISSO ENTRAM NA INTERNET E FICAM FALANDO MAL DA MANEIRA QUE É FEITO. NÃO EXISTE ISSO DE DIZER QUE A CONGREGAÇAO É MELHOR QUE AS OUTRAS, VOCES QUE ESTAO DIZENDO ISSO, APENAS O POVO SERVE A DEUS COM SIMPLICIDADE, VOCES QUEREM FAZER REFORMA, CUIDADO COM O QUE VOCES ESTÃO MEXENDO, NÃO ESTAO MEXENDO COM OS ANCIÃES, CUIDADO QUE VOÇES PODEM ESTAR ESCANDALIZANDO A OBRA DE DEUS, E, COMO VOCES DIZEM QUE NA CCB NÃO SE ESTUDA A BÍBLIA, AQUI VAI UMA COISA QUE VOCE NÃO DEVER TER ESTUDADO NA SUA BÍBLIA, QUE DIZ ASSIM: É MISTER O ESCANDALO, MAS AI DO TAL QUE O COMETER, VOCES NÃO VÃO INFLUENCIAR A IRMANDADE COM ESSE SITES REFORMISTAS, UM OU OUTRO QUE CONCORDAM COPM VOCES, E PORQUE ESTAO IGUAL A VOCES, SEM LUZ, SÃO UNS COITADOS, A GRAÇA DE DE DEUS E SUAS REVELAÇOES SÃO REVELADAS AOS SIMPLES,VOCES ESTÃO SE ESTRIBANDO NO PROPRIO CONHECIMENTO E NA SUA PROPRIA SABEDORIA, REVOLTA, OU SEI LA O QUE, CUIDADO QUE DEUS ESTA VENDO TUDO ISSO, SEVOCES ACHAM QUE TEM ALGUMA COISA ERRADA, OREM A DEUS PARA QUE DEUS DEUS VENHA COLOCAR TUDO EM ORDEM, NÃO FICAR DEFAMANDO A OBRA DE DEUS COMO LOUCOS DANDO TIRO PRA TUDO QUANTO QUE E LADO, PARA VER SE ACERTA ALGUEM, VOCE PODE ESTAR SENDO IGUAL AQUELA PARTE QUE DIZ: E COM A CALDA TROUXE UMA PARTE DAS ESTRELAS, CUIDADO QUE O INIMIGO PODE ESTAR FAZENDO VOCE SER A SUA CALDA, TENRANDO ARRASTAR ALGUNS, PEÇA PERDÃO A DEUS, VOLTE ATRAZ, ARREPENDA-SE ENQUANTO E TEMPO.

Anônimo disse...

EU ME ENOJO COM A ARROGANCIA E PREPOTENCIA DESTES CEGOS CONDUTORES FANATICOS POIS NAO SE SALVAM E FECHAM A PORTA DA SALVAÇAO AS ALMAS SEDENTAS.

Gilbert disse...

Sensacional, gostaria de saber se em Niterói-RJ tem uma congregação ?, quero conhecer.
Obrigado.
Gilbert Raposo

Cristão CCB disse...

Gilbert,

Em Niteroi tem uma congregação na:

- Rua Visconde do Uruguai, 23.

- Rua D, 315. (Cantagalo)

- Travessa Lions Club, 57 (Santa Rosa)

Veja os dias e horarios de culto neste site http://congregacao.net/relatorio

Anônimo disse...

conheço bem a CCB e fico triste em saber que mtos se usam da palavra de Deus para fazer o povo de idiota.Que condenam o povo sendo estes mesmos estão mais sujos do que qualquer outro.
Áinda bem que é só Deus que poderá dar o céu,pq se dependesse do povo mtos sem conhecimentos já estariam condenados.

Anônimo disse...

Coros amigos e irmãos em Cristo Jesus,vivemos dias em que o melhor é orar, como falou nosso mestre,dias deficeis, os anciaos estão vivendo dias de Gloria(para eles)em que estão esquecendo do verdadeiro valor dessa obra(Caridade).

David disse...

Muitas pessoas deixam se enganar pelo pensamento de outras, que acham estar certas no que dizem.
Mas eu digo vai por mim eu tenho 14 anos e sirvo a Deus na congregação cristã no Brasil a uns 6 anos, e ali eu ficarei até que o senhor volte e me leve com os seus santos escolhidos pois essa "Graça"(ccb) é maravilhosa e eu creio que leva aos ceus."Deus os abençoe, Deus seja louvado, AMEM".

Anônimo disse...

Jesus me perdoe, como já fui religioso, como já condenei pessoas.. tenha misericordia de mim.

junia disse...

a paz de DEUS sou nascida e criada na ccb sai da cidade de Diamantina mg para morar em niteroi so que ate hj não conseguir achar o endereço de uma congregação aki procurei na internet achei um endereço na visconde de uruguai gostaria de saber os horarios dos cultos durante a semana grande abraço fica na paz ...

Regina Farias disse...

Lendo esse texto necessário e urgente, lembrei-me - DE MANEIRA FORTE - da passagem da 'mulher adúltera' onde diz assim:

"... acusados pela própria consciência, foram-se retirando um a um, A COMEÇAR PELOS MAIS VELHOS". (caps meus)

Paulinho Meneguello Esse cara sou Eu disse...

Concordo que perdeu a identidade com o movimento pentecostal e alguns membros mais antigos prega mais a "placa" do que a graça de Cristo, mas aonde eu moro percebo que isso esta mudando.
No mais parabéns pelo texto!

Abraao Diogenes disse...

Ótimo texto. Sou batizado CCB já 16 anos, sou musico, e já me deleitei muito com a precensa do Espirito Santo, mas acho egoìsmo achar que Deus só esta na CCB, e o autoritarismo e corporativismo dos anciães mais idosos tem impedido da irmandade servir a Deus com mais liberdade.

Postar um comentário

Comente, elogie ou critique a postagem, mas se porte como cristão, não use "palavrões" e nem ofenda pessoas ou instituições.

Seguidores

Divulgação