domingo, 17 de maio de 2009

Minha oração

16 comentários
Certa vez um cooperador de jovens e menores em visita a minha comum congregação, após a Reunião de Jovens e Menores, na reunião para orarmos para os recitativos, sentiu de instruir nós auxiliares sobre a maneira correta de fazer uma oração, disse que não devemos elevar uma oração diretamente a Deus, como fizemos naquela manhã tanto na oração espontânea (das crianças) quanto na individual. Disse que as orações só devem ser elevadas a Jesus. Discretamente, questionei, ali mesmo, o meu cooperador de jovens, pois, em Mateus 6 a oração modelo, o Pai Nosso, a oração é aberta em de maneira similar as realizadas naquela manhã ou seja, se dirigindo direto ao Pai. Meu cooperador achou melhor não entrar em discussão e agradeceu pelo ensinamento. Confesso que continuo orando com orava naquela época, ou seja, elevo a oração ao Pai e o que peço é em nome de Jesus, não filtrar aquilo que foi dito aquela manhã seria ignorar o próprio evangelho. Note bem que não digo que está errado fazer o que o irmão recomendou, apenas estou dizendo que não é errado fazer como fizemos aquela manhã, e que fazemos até hoje.
Esses dias novamente o assunto da reunião foi sobre a oração, mas dessa vez foi apenas um pedido para que todos os auxiliares se esforcem em orar, pois, tanto nos cultos oficiais quanto nas reuniões de jovens o dom da oração está desaparecendo, daí ele fez referencia as orações decoradas de alguns (todos sabiam de quem ele estava falando) que sempre são ouvidas e tiram a comunhão da igreja porque todos já sabem a oração inteira, ao final eu falei que não deveríamos desprezar a oração desses ou daqueles, afinal, em uma congregação com cerca de 300 pessoas, apesar dos muitos que se indignam com a oração do irmão “X” ele é único valente a fazê-la. O irmão disse que as orações prontas tiram a espiritualidade da igreja, pensei comigo e vejo que todos têm (inclusive o cooperador) um modelo particular de oração. Eu tenho a minha, mudo um pouco aqui, um pouco lá em função de uma necessidade que surge ou algo que passei, mas, em essência é sempre a mesma coisa. Apresento-lhes minha oração:

“Senhor meu Deus, meu pai que habita nos céus, eis que mais uma vez prostro-me adiante da tua presença em ato de reverencia, amor e humilhação a ti, elevo Ti em nome de Jesus Cristo teu filho minha oração.
Primeiramente peço que seja misericordioso para com minha alma, perdoe os meus pecados, minhas faltas e fraquezas. Perdoe-me por todas as minhas ações também omissões. Perdoe-me pelas vezes neste dia em que pequei contra Ti, contra meu corpo e contra meu próximo. Perdoe-me pelas palavras as quais saíram da minha boca e não foram do teu agrado, perdoe-me também pelas palavras as quais proferi e incitaram à ira ou a magoa no meu próximo. Graças te dou por mais um dia de vida, graças te dou pela oportunidade qual me concede de mais uma vez elevar a Ti minha oração, graças te dou pelo alimento qual tem colocado na minha mesa e da minha família, graças te dou por tudo quanto tem feito na minha vida e da minha família até o presente momento. Ajude-me melhor a te servir na face desta Terra, concede aquilo que é puro e santo, reveste-me das coisas que são do céu, fortalece-me em espírito e verdade. Concede-me a conduta e o semblante dos justos, abençoa que por onde quer que eu passe possa dar um bom e fiel testemunho da tua Palavra, e que isto seja agradável não somente aos que me vêem, mas, que seja agradável principalmente aos teus olhos ó Pai. Abençoa todo o teu povo na face da Terra, abençoa e guarda aquele que em terra, no ar ou no mar viajam em missão da tua obra, abençoa e guia o teu ministério e que tudo quanto fizerem seja tão e somente a sua vontade. Vai ao encontro dos teus pequeninos, revela a necessidade no meio do teu povo, movimenta todas as coisas para que sejam supridas essas necessidades. Abençoa aos que te servem e também os que não servem, que haja paz entre os homens e as nações. Faz do meu lar um lar de paz, um lar de amor e um lar cristão, esteja conosco e envia os teus anjos. Abençoa minha família dando saúde e força trabalharmos, prepara tudo o quanto temos de necessidade seja espiritual ou seja material, livra-nos dos perigos e dos acidentes. Abençoa-me e ajude-me no meu trabalho, nos estudos e nos meus negócios e que tudo seja para o bem da sua obra. Faz de mim um vaso perfeito para honra e glória do Senhor, faz de mim um instrumento nas tuas mãos, unge meus lábios e faz de mim um anunciador da maravilhosa graça. Assim se peço muito me perdoa, e se esqueço de algo acrescenta por caridade, mas, tudo eu te peço e agradeço em nome de Jesus Cristo teu filho o qual é bendito e eterno. Amém!”
.
.
Independente da oração ser inédita ou repetida ela envolve um sentimento, eu mesmo com essa oração simples e comum já tive momentos em que a elevei com grande alegria, já tive momentos que a fiz com grande tristeza, teve vezes que nem força de fazê-la tive e, por isso, orei a oração modelo: O Pai Nosso. Também teve vezes que não fiz oração alguma. Assim, penso que é também com aquele irmão(ã) que faz sempre a mesma oração na igreja, mas sei que ele tem um diferencial em relãção aos que o(a) criticam, ele(a) serve ao Senhor em sua sinceridade, mesmo sendo criticado persevera em orar.
Da próxima vez que for a igreja, ao invés de criticar aquele(a) irmão(ã) faça o seguinte: ORE VOCÊ!

16 comentários:

Dead_Violin disse...

Olha irmão, fazem muitos meses, talvez um ano, que não oro de joelho, apenas em pensamento, sempre peço ao pai, em nome do senhor Jesus ...

Cristão CCB disse...

Deus nos ouve sempre que nos dirigmos a ele, seja ajoelhado, seja sentado, seja em pé ou deitado. Eu antigamente orava apenas deitado, mas teve uma época que não tinha força de me pôr de joelho, então, passei a orar deitado. Muitas vezes me faltavam palavras porque eu gostaria de ser uma pessoa melhor do que sou, então, eu simplesmente orava o Pai nosso. Teve vezes que apenas disse, Senhor tu me conheces tem misericórdia e ajuda-me por caridade.
O importante quando elevar uma oração não é a posição, mas ser reverente e sincero. As vezes, vezes quando um pecador vai orar faltam lhes palavras e ele simplesmente fica em silêncio, esse silêncio dependendo daquilo que esta na mente e coração do pecador é mais expressivo do que 1000 palavras juntas.

Dead_Violin disse...

Gloria a Deus!

Anônimo disse...

depois que pequei diante do senhor jesus nunca mais consegui dobrar meus joelhos para orar,so peço perdao a DEUS que me ajunde e oro um pai nosso e uma oraçao que aprendi deste criança que araçao ...
SANTO ANJO DO SENHOR MEU ZELOZO GUARDADOR SE A TI ME CONFIOU A PIEDADE DIVINA SEMPRE ME REGE ME GUARDE ME GOVERNE ME ILUMINE ..AMEM...

Elizabete disse...

bom depois de tudo que nosso Deus fez por nós é nosso dever orar ajoelhado isso não é nada diante o que ele merece !! agora sobre a critica de oração é muito triste porque temos que olhar somente para Jesus Cristo que é nosso modelo se alguem se imcomoda com a oração de outra pessoa temos que orar por ele ,ele pode não saber mais precisa de muita oração para que nosso Deus tenha misericordia de todos nós!!
APDD irmão

Crespo disse...

ORAÇÃO É COISA SÉRIA
A PALAVRA DE DEUS MESMO NOS DIZ ASSIM:
QUANDO FORES ORAR NÃO FAÇA COMO TAIS QUE
ORAM E PREGAM DE PÉ NAS PRAÇAS E ETC..
ASSIM EU CREIO.
MAS TBM NÃO ADIANTA AJOELHAR SOMENTE OS SEUS
JOELHOS E O SEU CORAÇÃO NÃO ESTAR VOLTADO PARA
A ORAÇÃO QUE FAZES

Anônimo disse...

Amados tomamos cuidado para não ferir sã doutrina e o bom cheiro da Graça por meio de discussões que só levantam polêmicas e discórdias, principalmente aos que são de fora.
quanto a oração digo que o próprio Senhor Jesus prostrou-se em ato de humildade e humilhação perante o Deus dos Céus. ELE jurou por si próprio que TODO o JOELHO haveria de se DOBRAR perante ELE:
"Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua." (Isaías 45 : 23)

"Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus." (Romanos 14 : 11)

"Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra," (Filipenses 2 : 10)

"Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer." (Daniel 6 : 10)

E o Senhor "apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava," (Lucas 22 : 41)

"E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu." (Atos 7 : 60)

"Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se." (Atos 9 : 40)

"E, havendo passado ali aqueles dias, saímos, e seguimos nosso caminho, acompanhando-nos todos, com suas mulheres e filhos até fora da cidade; e, postos de joelhos na praia, oramos." (Atos 21 : 5)

quanto ao dirigir ao Pai ou so seu Filho:
Ora, a oração é feita por palavras, logo "E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai." (Colossenses 3 : 17)

Além disso: "E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho." (João 14 : 13)

E também: "E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar." (João 16 : 23)

Deus vos abençõe e multiplique o conhecimento e sabedoria, porque quando indagamos é porque buscamos saber.

Regina Farias disse...

olá, Mário.

Perdão, mas até que eu ia comentar a postagem...

Estava indo tudo bem na leitura do teu texto, gosto muito de ler o que o irmão escreve mas quando vou fazer o comentário, lá está o do(a) anônimo(a) e aí ele(a) me tira toda a inspiração.

Permita-me...


Caro(a) Anônimo(a),

Três coisitas apenas:

1- Essa frase "Os de fora" disse tudo acerca do que eu venho falando...

2- Colocar versículos "de joelhos" apenas, não significa que seja um mandamento. "Cate" mais que você encontrará Jesus orando em outras posições e até em momentos de oração que não tem dizendo qual é a posição que ele se encontra, afinal a alma é que deve estar prostrada. Inclusive "de joelhos" é uma forma simbólica de mostrar que a pessoa está "à mercê".

Inclusive quando Jesus nos ensina a orar, ele diz apenas que o façamos no nosso quarto de porta fechada (não disse: chegando lá, AJOELHE-SE!)

E terceiro: por que o anonimato?! Não sabes que anonimato é crime?!

Esse tipo de comportamento, sim, é que levanta polêmica e discórdia.

Mas o bom é que também promove/exercita em nós a COMPAIXÃO pelo equívoco, pelo engano, pela inflexibilidade fundamentalista que só provocam isolamento...

No AMOR, que não confunde,

R.

Anônimo disse...

Ao irmão anônimo que disse ter pecado ante o Senhor Jesus,

Irmão você já se arrependeu e pediu perdão, é o bastante.
O Senhor já esqueceu o seu pecado, só você que não.
Levante a cabeça irmão e sirva ao Senhor com alegria.
Não dê ouvidos ao que não é bíblico!

Deus te abençoe.

Carlinhos

tiaguinho disse...

enquanto estamos disputando conhencimento os mendingos os drogados as prostitutas estao sofrendo Jesus nos mandou pregar o evangelho para quem nao sabe dele ainda nao para estamos uns contra os outros vamos pregar o IDE...

Anônimo disse...

Vc esta certo meu cooperador disse que temos que orar diretamente com o pai w e pedir por Jesus Cristo com vc faz

Antonio m, costa disse...

Cara senhora: Regina Farias,não te suportas que não consiga dobrar os vossos joehos pois o temor e a reverencia ao SENHOR ainda não esta em ti.,mais orarei por vos para que um dia EM NOME DO SENHOR JESUS vossa pessoa derrame suas lagrimas, e deixe de fazer analize de tudo ou praticas psicologa. DEUS TE ABENÇOE

Felipe disse...

Deus é Bom e Perfeito.

... é o homem que quer empor obstaculos na obra de Deus , ninguem é perfeito pois so um Foi!(senhor Jesus Cristo)
Devemos apenas orar pelos que aguem de forma que machucam os seus irmãos, pois sauvação é individual !
Ai se Todos vissem espiritualmente as coisas como são !huumm...
A obra de Deus é perfeita, mas o homem não !


isso é apenas um comentariore para a nossa reflecção!




Deus abençoe a Todos

A Paz de Deuz !

suméria e flavio disse...

BEM AVENTURADO É AQUELE QUE CRE E SEGUE SEUS MANDAMENTOS SEGUINDO SUAS PESADAS AMEM...POIS À CARIDADE NOS LEVARA A PEREIÇAO...TAO SOMENTE CREMOS...

Regina Farias disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK agora que vi o 'belíssimo' comentário do anônimo (claro) que coloca 'Antonio m, costa' como sendo seu nome, mas que continua anônimo do mesmo jeito.

E, como percebo forte tom pejorativo nessa 'disposição' toda para orar pela minha alma rsss eu vejo assim: ele orando por ele mesmo, pelas próprias limitações, próprios erros, própria empáfia, própria vaidade, própria justiça, já está de bom tamanho. Deixe que cada um cuide de sua relação/comunhão/intimidade com o Pai!

E saibam, meu caro anônimo e seus discípulos: cerimonialismos, rituais, performances, posturas exteriores, costumes, locais 'santos' e tradições religiosas JAMAIS serão indicadores de temor e reverência!

Temor e reverência a Deus serão demonstrados SEMPRE pelas nossas atitudes diárias, das mais simples e corriqueiras às mais elaboradas. Isso sim, é que vai refletir a nossa verdadeira comunhão com Deus. Comunhão que não está atrelada a lugar e hora marcada, e sim, no chão da nossa existência.

Fora disso é religiosidade que não serve pra nada.

Esse negócio de crente metido a representante direto de Deus, me lembra dos amigos de Jó (que estavam mais para amigos da onça) que se achavam superiores espiritualmente e na condição de julgar Jó. Aí, quando os caras cheios de si mesmos, se achando os queridinhos advogados da causa divina com seus discursos teológicos distorcidos, 'aparece' Deus e derruba toda aquela tese arrogante dizendo que só escutará a oração de Jó...

Deus me livre dos Eliús dos templos fundamentalistas. De joelho, sentado ou em pé. :P

Guilherme disse...

PAZ DE DEUS IRMÃO, TUDO BEM ? UM BOM LUGAR PARA AS PESSOAS EXPOREM SUAS IDEIAS E CRESCEREM ESPIRITUALMENTE, MAS IRMÃO NA ORAÇÃO NÃO DEVEMOS PEDIR PERDÃO PELOS NOSSOS PECADOS E SIM FALTAS , FRAQUEZAS, ETC...POIS O SENHOR JÁ PERDOOU NOSSOS PECADOS QUANDO FOMOS REMIDOS NAS ÁGUAS DO SANTO BATISMO.

Postar um comentário

Comente, elogie ou critique a postagem, mas se porte como cristão, não use "palavrões" e nem ofenda pessoas ou instituições.

Seguidores