sexta-feira, 1 de maio de 2009

Curiosidades da religião no Brasil

0 comentários
O Brasil tão cheio de contrastes sociais é sem dúvida também um dos países com maiores contrastes religiosos. Algumas relações são tão absurdas que se permitem enquadrar em métodos científicos matemáticos e físicos.


"A entropia (desordem) do universo sempre aumenta" Lei da termodinâmica

"Em meio a desordem sempre existirá a ordem" Teoria de Fractal



Se combinarmos as duas teorias acima e analisarmos a situação religiosa no Brasil veremos que são duas verdades. Vejamos o porque eu escrevi toda essa baboseira.


O BRASIL É....

... o 2º país mais religioso do mundo
... o país mais católico do mundo
... o país mais pentecostal do mundo
... o país mais espirita do mundo
... o país que possui a 3ª população jovem mais religiosa do mundo
... o 4º país mais protestante do mundo
... o 3º país mais mormonista do mundo
... um dos países com maior numero de Testemunhas de Jeová
... o nono país em numero de judeus
... um dos páises com maior sicretismo religioso

Estes são apenas alguns indicativos, existem outros.


Onde a desordem parece aumentar??? em termos de religião o Brasil é o mais em quase tudo (catolicismo, pentecostalismo, religiões afro, etc) o que mostra o que o coração do povo brasileiro é terra fertil para sementes de fé, ou então, que é um povo muito carente espiritualmente. Por isso há a proliferação de tudo que é tipo de crença.


Quando em meio a desordem se acha a ordem??? Com a chegada dos evangélicos de terceira onda (neopentecostais), os evangélicos brasileiros de 1ª onda (tradicionais) e 2ª onda (pentecostais) meio que perdem suas identidades, pois, os evangélicos de ramo tradicional incorporam caracteristicas do pentecostalismo (fenomenos relacionados ao Espirito Santo) e alguns pentecostais assumem caracteristicas do neopentecostalismo, principalmente nos usos-costumes e comportamento. Hoje também vemos padres imitando pastores e o derramamento do Espírito santo na ICAR. Enfim, depois do impacto evangélico de terceira onda a desordem no meio cristão brasileiro aumentou, porém, mesmo desorganizados há uma ordem que separa por grupos os diferentes tipos de cristãos. Apesar da grande diversidade religiosa existente no Brasil não vemos intolerancia, pelo menos não a violenta, como existe em alguns lugares do mundo.


Apesar do Brasil ser mais, mais e mais, existem lugares onde a palavra de Deus ainda não chegou, existem pessoas que nunca ouvriram falar das boas novas do evangelho, então, convém fazermos o que o mestre disse:


"Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda a criatura" Marcos 16:15


OBS.: o Brasil que é um dos países mais cristão do mundo NÃO É UM DOS QUE MAIS ENVIA MISSIONÁRIOS, os missionários brasileiros representam apenas 2% (salvo erro) da força missionária no mundo. Mãos à obra irmãos amados.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, elogie ou critique a postagem, mas se porte como cristão, não use "palavrões" e nem ofenda pessoas ou instituições.

Seguidores

Divulgação