quarta-feira, 29 de abril de 2009

Assembléia Cristã na Argentina

7 comentários
A Assembleia Cristã na Argentina (em castelhano Asamblea Cristiana en Argentina) foi fundada em janeiro de 1910 por Luis Frnacescon e Giacomo Lombardi, na periferia da capital federal da Argentina, Buenos Aires, foi primeira denominação pentecostal a ser fundada na Argentina e também na América Latina. Inicialmente os membros desta instituição adotaram o nome de Assembléia Cristã Reunidos em Nome de Jesus. No mesmo ano, 1910, Francescon e Lombardi estiveram no Brasil e pregando na Igreja Presbiteriana do Brás causaram a cisma que deu origem a primeira denominação pentecostal brasileira à Congregação Cristã no Brasil.
Segundo os relatos dos fundadores da Assembléia Cristã, no ano de 1909, junto com uma mulher milagrosamente curada, avisados por divina revelação partiram dos Estados Unidos rumo a República Argentina para anunciar o pentecostalismo aos colonos italianos residentes naquele país.
Os fundadores das primeiras denominações pentecostais da Argentina e do Brasil, assim como, os suecos Daniel Berg (1884 - 1963) e Gunnar Vingren (1879 - 1933) fundadores da Assembléia de Deus no Brasil a segunda igreja pentecostal fundada no Brasil, sofreram influências das pregações do pastor norte-americano William Durham num movimento conhecido como Reavivamento da rua Azusa em Los Angeles, que deu origem a maior parte das denominações pentecostais em todo o mundo.
Em 1915, entre as pessoas que se encontraram na Igreja de Chicago, Narciso Nartucci sentiu de levar a mensagem de Deus para Buenos Aires o qual teve por companheiro Francisco Anfuso.
Em 02 novembro de 1916, Nartucci e um grupo de pessoas desembarcam no porto de Buenos Aires, onde nínguém os esperava. Nada eles conheciam na Argentina, apenas, o endereço de Rosalia Anfuso de Mingrino, irmã de Francisco. Os primeiros a receber a pregação pentecostal deste grupo, recém chegado dos EUA, foi a família Mingrino, apenas oito dias depois seis pessoas foram batizadas, são eles: Rosalía Anfuso de Mingrino, Gaetano e seus filhos, Pablo, Ángel, José e Concepción.
Em 31 de dezembro foram batizadas mas de vinte pessoas, entre eles: Antônio Vitale, María Pietrini Casado, Luis Birrecci, Angela de Birrecci, Gaetano Fianetto, Encarnação e Concepción Mauricio.
A obra cresceu rapidamente, sendo necessário em 1917 as reuniões serem realizadas em locais maiores. Naquele mesmo ano houve outros batismos e entre os batizados: María De Vitale, Rosario Parla, Gaetano Carbone, Domingo Cataldo, Gennaro Ficarra, Salvador Cotone, José Licciardo, Juan Licciardo, Eugenio Petrini e Salavador Scozzarella.
Atualmente a Assembléia Cristã possui mais de cem templos em todo o país, a igreja mãe está localizada no mesmo endereço desde sua fundação, conta com cerca de quinhentos membros. Porém, como primeira denominação pentecostal latino-americana deu origem a mais de 600 igrejas pentecostais presentes no território argentino.
A igreja tem se modernizado nos últimos 25 anos, mas, assim como a Congregação Cristã no Brasil, apesar da grande importância que tem para a história pentecostal argentina e latino-americana, não faz os registros da trajetória da instituição e/ou seus fundadores.
Diferente da co-irmã brasileira a Assembléia Cristã na Argentina, na parte musical, emprega o uso de guitarras, baterias e instrumentos eletrônicos, outra variância é que ao invés do uso do tradicional hinário das Congregações Cristãs, em todo o mundo, o hinos são projetados na parede para que os fiéis façam o acompanhamento junto da banda.
Porém, as maiores diferenças entre a igreja argentina e a brasileira é a importância quanto ao conteúdo teológico e também a interação com as demais instituições evangélicas argentinas.
A Assembléia Cristã Argentina mantém um site institucional e a circulação de um jornal evangélico. Atualmente na Argentina estão presentes a Assembléia Cristã e a Congregação Cristã Argentina, não sei dizer se há comunhão entre as duas igrejas e nem se a Assembléia Cristã Argentina tem comunhão com a central mundial da denominação (Brás).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

7 comentários:

Anônimo disse...

gostaria QUE ANCIOES DO BRASIL INTEIRO LESSE ESSE BLOG E REVELASSE A VERDADEIRA HISTORIA DA CONGREGAGAO CRISTA NO BRASIL FRANCESCON FUNDOU OUTRA IGREJA NA ARGENTINA E TINHA COMUNHAO COM OUTRAS IGREJA COMO ESTA MUDADO HOJE EM DIA SAUDADES DOS VELHOS TEMPOS!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

EXISTEM CENTENAS DE ASSEMBLEIAS CRISTÃS, A MAIORIA TIVERAM ORIGEM DO MOVIMENTO DE "HOLINESS", QUE DEU ORIGEM A CCB TAMBEM, SERIA INTERESSANTE SABEREM QUE NA ARGENTINA HA VARIS ASSEMBLEIAS CRISTÃS, A MAIORIA MUDOU BOA PARTE DE SEUS ENSINOS COM O TEMPO, POREM AINDA HA ALGUMAS QUE OBSERVAM AS TRADIÇÕES CRISTÃS COMO O USO DO VÉU, OSCULO, ETC. NO BRASIL HA ASSEMBLEIAS CRISTÃS ORIGINARIAS DA ARGENTINA , DA EUROPA, E DO PROPRIO BRASIL. UMA PEQUENA BUSCA DE "ASSEMBLEIA CRISTÃ", NAS LINGUAS PORTUGUESA, ESPANHOLA, INGLESA E ITALIANA, REVELA QUE HA MUITOS SITES DESTAS ASSEMBLEIAS, POREM HOJE A MAIORIA NÃO OBSERVA AS TRADIÇÕES CRISTÃS

Anônimo disse...

Gostaria de obetener informacones de como abrir una iglesia na Argentina, Soy pastor da IPEP-Brasil (www.igrejapepleno.xpg.com.br) estoy in Suiza soy misionero. que Dios les Bendiga.

Anônimo disse...

vou a argentina conhecer a assembleia crista a primeira igreja fundada pelo francescon na america latina e conhecer nossos querido irmaos ai da argentina obrigado

Anônimo disse...

Existe em Londrina-Pr um desligamento da Assembleia Cristã Argentina, no fim dos anos 90 um ex-missionario da AD, retornou da Argentina, onde havia conhecido a igreja, uniu-se então com um grupo de irmãos de varias igrejas e deu inicio a obra no Parana, espalhando-se por varias cidades; devido a decadência da igreja argentina e o descaso com a obra no Brasil a Assembleia Cristã no Brasil desligou-se completamente da igreja argentina.

Lyon disse...

Mto confuso, desculpa. 1) Franciscon e Giacomo chegam na argentina e fundam a Assembléia Crista...... OK!!! 2)Pq, depois faz esse salto p/ o ano de 1915 onde um outro grupo de pessoas, tb vao a Argentina p/ pregar e fundar.... uma outra igreja??? Ou dar continuidade na igreja ja criada por Francescon??? 3)Ok, e como foi e quando chegou a Congregacao Crista na Argentina??? 4) E pq, no Brasil criou-se a CCB e nao Assembleia Crista, visto q foram os mesmos fundadores??

Mario disse...

Lyon,

Uma característica peculiar do movimento pentecostal é não registrar a sua própria história, por isso, as vezes ela parece confusa e uma colcha de retalhos.

Mas vamos lá, em 1910 Francescon e Giacomo fundam a primeira igreja pentecostal latino-americana, na Argentina, depois veio para o Brasil fundou a CCB e voltou ao Estados Unidos para cuidar da congregação de Chicago, mais adiante, em 1915, este grupo veio para Argentina fortalecer a igreja instituída por Francescon e Lombardi.

Assim como na Argentina, inicialmente os crentes pentecostais liderados pelo italo-americano Francescon aqui no Brasil se reuniam em grupos sob a placa "Reunidos em nome do Senhor Jesus", mais tarde convencionou se que seria chamada de Congregação Cristã do Brasil, que era o segundo nome e o mais usado, que mais tarde virou "no Brasil".

Como a Assembléia Cristã se organizou de maneira congregacional e os fundadores se ausentaram por um tempo, eles ficaram autônomos e totalmente independentes e o Brás tentando centralizar a direção da igreja aqui no Brasil e não conseguindo, fundaram a Congregação Cristã na Argentina que andam segundo a batuta do Brás.

Postar um comentário

Comente, elogie ou critique a postagem, mas se porte como cristão, não use "palavrões" e nem ofenda pessoas ou instituições.

Seguidores

Divulgação