sábado, 21 de fevereiro de 2009

História CCB - A biografia de: Luigi Francescon

15 comentários
Nasceu em 29 de março de 1866, na comarca de Cavasso Nuovo, na provincia de Udine, região norte da Itália que faz fronteira com Iogoslávia, França, Suiça e Austria. Radicado em Chicago, foi membro da Igreja Presbiteriana Italiana e aderiu ao pentecostalismo em 1907. Em janeiro de 1910 esteve em Buenos Aires onde fundou a primeira denominação pentecostal da América Latina, a Assembléia Cristã na Argentina, e de março a setembro do mesmo ano esteve no Brasil, onde fundou as primeiras igrejas pentecostais brasileiras em Santo Antonio da Platina (Paraná) e São Paulo, entre imigrantes italianos, germem da futura denominação Congregação Cristã no Brasil. Veio 11 vezes ao Brasil até 1948. Em 1940, o movimento tinha 305 “casas de oração” e dez anos mais tarde 815. Faleceu em Oak Park, Illinois, em 07 de setembro de 1964. Proveniente de família pobre, era filho de Pietro e Maria Lorsa Francescon, não chegou a concluir o segundo ano da escola elementar.
Aos 15 anos foi para a Hungria, ganhou a vida até os 20 anos com a arte de criar mosáicos, um oficio bastante valorizado na época.
Serviu ao exército durante aproximadamente trê anos. Aportou na América na cidade de Chicago no dia 3 de março de 1890, onde foi recebido pelo seu irmão Osvaldo com qual havia estado pela ultima vez na Hungria. Neste mesmo ano foi evengelizado por Michele Nardi, ligado a Alleanza Cristiana e Missionária, aceitou a Cristo como seu salvador em 1891 e em 1892 junto dos irmãos de fé valdense e fundaram a Primeira Igreja Presbiteriana Italiana, onde Francescon exerceu o ministério de diácono. Na Igreja Presbiteriana Italiana conheceu Rosina Balzano com quem se casou no ano de 1895, teve seis filhos.
No ano de 1901, Francescon passa a desempenhar o ministério de ancião da Primeira Igreja Presbiteriana Italiana, suas memórias citam uma experiência pessoal, em princípios de 1894 quando estava em Cincinnati, Ohio, por motivo de trabalho. Estando ajoelhado em seu quarto, orando e lendo a Bíblia, ao chegar em Colossenses 2.12, que trata do batismo por imersão, Francescon ouviu uma voz que lhe disse duas vezes: ”Tu não obedeceste a este meu mandamento”; ao que teria respondido: ”Senhor, jamais alguém me falou neste assunto”. Sua carreira de fé mudou após esse acontecimento. A partir desta experiência Francescon passa a questionara a prática do batismo por aspersão.
Nove anos após a revelação do batismo por imersão, em 06 de setembro de 1903, por motivo de viagem do pastor Filippo Grilli, Francescon como ancião presidia a reunião e teve a oportunidade de falar com a igreja sobre tal batismo. Nesta reunião Louis fez o convite a igreja para assistir ao seu batismo por imersão, realizado em 07 setembro de 1903, no Lake-front de Chicago, onde compareceram ao todo 25 membros da Igreja Presbiteriana Italiana, dos quais 18 entre eles Francescon, foram batizados por Giuseppe Beretta.
Quando o pastor Filippo Grilli retornou, Francescon pediu para dirigir algumas palavras a igreja antes do sermão. Tendo permissão questionou a igreja sobre sua conduta durante a ausência do pastor, como nínguém testificou nada contra ele, novamente falou do batismo por imersão e em seguida apresentou sua demissão do cargo de ancião. Àqueles que foram batizados por Giuseppe Beretta acompanharam Francescon.
Assim iniciou-se naquele momento uma pequena comunidade evangélica livre, denominada Assembléia Cristã de Chicago, que realizava suas reuniões em residências.Em julho de 1907, sua esposa recebeu a promessa do Espírito Santo, o que ele próprio também recebeu dias após, em 25 de agosto, na Missão de Fé Apostólica localizada na W. North Ave, 943. Essa igreja era conduzida por William Durham, pastor batista entusiasmado com a mensagem pentecostal. A igreja do grupo de Beretta, reunida na West Grand Avenue, em Chicago aceitou a doutrina do Batismo no Espírito Santo proposta por Francescon em Setembro de 1907, voltando ele a ocupar o ofício de ancião naquela igreja.
Em janeiro de 1908, batizou nas águas cerca de 70 desses novos irmãos, alguns dos quais milagrosamente foram libertos de doenças crônicas e incuráveis, entre os quais um por nome Giácomo Lombardi.
Em março do ano seguinte, Francescon e Lombardi, ambos casados e com seis filhos, abandonaram seus empregos e integraram-se à causa da fé. Em 4 de setembro, embarcaram de Chicago para Buenos Aires chegando na Argentina, em janeiro de 1910, fundaram a primeira denominação pentecostal da América Latina à Assembléia Cristã na Argentina.
Da Argentina, seguiram até São Paulo, em 8 de março de 1910, onde permaneceram até 18 de abril, quando Lombardi retornou para Buenos Aires e Francescon seguiu para Santo Antônio da Platina, no Paraná, onde chegou dois dias depois. Durante sua estadia, 11 pessoas creram no Evangelho, foram batizadas em águas e no Espírito Santo.
Por contrariar poderes religiosos estabelecidos na região, Francescon foi jurado de morte e regressou para São Paulo, em 20 de junho. Chegando naquela cidade, cerca de 20 pessoas (na maioria presbiterianos, batistas e metodistas, além de alguns poucos católicos romanos creram na pregação de Francescon, alguns dos quais foram curados de enfermidades e outros selados com o dom do Espírito Santo. Estas foram as primícias da Congregação Cristã no Brasil.

Refrerências bibliográficas / Saiba mais

  • HISTÓRICO DA OBRA DE DEUS.''' FRANCESCON, Louis. Tradução: Congregação Cristã no Brasil (ano 1942).

  • POR TRÁS DO VÉU O LIVRO - REVELANDO OS BASTIDORES DA PRIMEIRA IGREJA PENTECOSTAL BRASILEIRA.FERREIRA, Marcelo. Editora Betesda, 2007. São Paulo(2ª Edição).

15 comentários:

igreja O Brasil para Cristo em Perus disse...

Esse blog foi muito bem elaborado. Fico feliz por conhecer irmãos que trabalham para refletir e pensar sobre a Palavra de Deus e a vida cristã.
Deus abençoe a todos os irmãos da CCB.

Em Cristo,Pb. David Domenicali
Igreja O Brasil para Cristo

Cristão CCB disse...

Irmão David, Paz!

Bem vindo ao blog, continue nos visitando, e nos brinde com palavras de sabedoria que sejam de edificação de nossas almas.

Deus abençoe!

Um abraço fraternal do seu irmão em Cristo.

Francis disse...

Vendo nos dias de hoje, o crescimento fantástico da Obra de DEUS, e lendo seu início desde a revelação dada ao Servo de DEUS, Irmão Luigi Francescon, Toda a Glória deve ser dada a este DEUS Todo Poderoso!

Qua a Paz de DEUS esteja em todos os corações!

Francis César F. Maríngolo

Liliane Guidi disse...

Parabéns para o autor desse blog! Fico feliz de ver um CCB dialogando e trazendo teologia consistente ao conhecimento de todos. Eu não sou da CCB, mas estava a procura de conhecer alguém de lá com mente aberta. Parabéns!

Regina Farias disse...

Caro Irmão em Cristo!

Eu gostaria de fazer algumas colocações, com todo respeito pela pessoa do líder/fundador e considerando que somos- sem qualquer exceção- TODOS falhos, passíveis de erro e inclusive enfatizando que até o próprio Pedro que "andou" com Jesus, chegou a vacilar feio em uma de suas missões.

"Normal"... Afinal o homem tem dessas pérolas: vai acrescentando, criando, inventando, reinventando Deus.

Enfim!

Desde que comecei a visitar seu blog que fiquei feliz e aliviada em ver gente de dentro da CCB disposta a quebrar velhos tabus como já comentei em outros posts.

E principalmente gente de menta aberta e que sabe manejar a Palavra, com total transparência.

Sim, pois sem esses preciosos ingredientes como resultado de um estudo sério eu não estaria aqui lendo e até comentando.

É assim que eu entendo como "sabedoria lá do Alto".

Mas em relação à biografia do fundador da CCB e à formação gradativa do grupo, eu sempre estranhei algumas coisas que não dá pra citar aqui por serem numerosos.

Isso sem falar do "telefone sem fio" que proporcionou inúmeros VÍCIOS ao longo dos anos trazendo fortes jargões determinantes para uma cultura doutrinária que foi se distanciando do Evangelho. (Com todo respeito,vamos ser honestos e colocar os pingos devidos nos "is").

Falo com categoria posto que convivo com essa realidade há mais de 30 anos e sempre fazendo os meus questionamentos à luz da Palavra, já que nada disso serviu para uma mudança real e interior nessas pessoas que vivem dentro da igreja e seguem(?)as determinações ligadas à exterioridade.

E mesmo convivendo com gente da CCB, amigos e familiares que amo, que tenho intimidade, quando chega nessa questão eles se fecham em copas e aí fica sem condição de um diálogo franco e transparente, dada a forte conotação de uma "obediência" a ensinamentos de uma crença exacerbada em detrimento da FÉ e da GRAÇA que anulam toda lei e todo rigor ascético.

E mesmo Jesus, em seus dias missionários, DERRUBANDO tais conceitos com uma maestria singular e desconcertante, muitos não conseguiram "captar a mensagem" como ainda hoje acontece de tão arraigada a tradição.

Bom, mas o que eu quero dizer é que há uma contradição gritante com a Palavra em relação a essa exigência divina feita por "revelação" acerca do batismo.

É essa ênfase toda que eu não consigo entender, sabe?

Com todo respeito, note-se que só quem sabia era ele, já que Deus concedeu essa informação preciosa foi somente a ele.

Mas o mais intrigante mesmo é que dá a entender que foi em vão tudo acerca da Boa Nova e que um belo dia, quase dois mil anos depois, um Deus caprichoso resolve que o batismo por imersão é determinante para a salvação e a cura de enfermidades físicas.

Regina Farias disse...

O próprio Paulo foi batizado DEPOIS que recuperou a visão e ficou "cheio do Espírito Santo". Observe a sequência! E não há qualquer ênfase para o batismo em si, até porque fazia parte dos rituais religiosos, nada dizendo acerca de transformação interior. (Cf Atos 9: 1.19)

A propósito, dê uma espiada no texto "Paulo" lá no meu blog.

Ora, o próprio Jesus curava de montão, gente vinda de todos os lugares e de todos os credos os mais sinistros, de sorte que a bíblia não relata nem a décima parte senão seriam vários volumes da bíblia e não apenas um, você sabe disso, com certeza.

Se houvesse qualquer relevância no Sacrifício da Cruz como Nova e Eterna Aliança centrada nisso, teríamos no mínimo um "Evangelho dos milagres, das curas e dos batismos segundo apóstolo tal"

Ora, a cura física fazia parte de Seu ministério. Se havia cura espiritual, aí era outra coisa! Era essa cura que interessava, mas Ele não impunha a ninguém.

Quantas vezes Jesus perguntou"Queres?!"

E quantos dos dez leprosos voltaram para glorificar o Nome de Deus?

Por outro lado, o que ele disse em relação a CURA referia-se a transformação INTERIOR não havendo absolutamente NADA com exterioridade.

A única "exterioridade" que Ele institui é a da Ceia do Senhor mas em SUA memória, simbolizando o Reino de Deus, como AMOR e não como determinava no cerimonialismo imposto pelo homem na antiga aliança com riqueza de detalhes em como se portar, sentar, tipo de copo, de pão, safra de vinho rss etc.

É forte e determinante o diálogo que Ele trava com a mulher da Samaria e em nenhum instante Ele a conduz para cerimonialismos e rituais.

Muito menos quanto a revelações pessoais para conduzir em comoção todo um coletivo inconsciente.

Pelo contrário, ela foi tão "contagiada" de maneira pura e transparente, que ela larga o cântaro e o sentimento de rejeição lá mesmo no poço e entra na cidade levando a Boa Nova sem qualquer constrangimento, tocando a todos com que ela relatava.

O Evangelho é simples e claro.

Jesus é simples e claro.

Transparente como a água.

E, citando o tipo de adoradores que Deus está à procura, é justamente com a ÁGUA que ele usa de metáfora com a mulher do Poço...

E não é simbolicamente e para FORA.

Mas EFETIVAMENTE. De fora pra dentro.

É isso aí.

Parafraseando a comentarista Liliane não deixo de sentir alívio e alegria ao ver gente assim como você na CCB.

É raro e é bom!

Cristão CCB disse...

Cara irmã Regina,

Obrigado pelos seus comentário.

A este respeito penso semelhante a ti, e Deus deixou seu povo 1900 anos na escuridão, até que um dia um italiano teve "luz" a este respeito???

Um dia, em nosso "estudo biblico mensal", meu cooperador de jovens decidiu falar sobre a história da CCB, narrou sobre a "revelação do batismo por imersão" da a Francescon, e disse que por este motivo fundou a CCB, ele deu deu sua pitada de exclusivismo, e completou com uma revelação: "se um dia a impiedade entrar dentro da CCB, assim como entrou na Presbiteriana, Deus revelará a um dos seus pequeninos, para que os "fiéis" se reunam em outro lugar.
Não me contive, e perguntei a ele que se o motivo da discordancia era a forma de batismo, caso a Presbiteriana nos dias de hoje só executasse o batismo por imersão, se eles seriam admitidos como irmão. Fiquei sem resposta. Ao final do culto, conversando com ele sobre o assunto, disse que não quis falar algo para não gerar constrangimento, mas que já existem dissidencia da CCB e dei o nome de todas elas, adivinha só o que aconteceu, NO DOMINGO SEGUINTE ELE TEVE UMA "DESREVELAÇÃO", disse assim pra mocidade: "domingo passado foi falado aqui, que o dia que a impiedade entrar no nosso meio, um novo grupo se formará para os santos se reunirem em liberdade de espirito, mas tomem cuidado não nos esqueçamos que esses que andam de porta em porta dizendo que o paraiso é aqui, foi fundado por um ancião da CCB. Lamentável, cheguei em casa e fui pesquisar, os TJ foram fundados quando Francescon tinha 4 anos de idade.

Realemente se dá muita enfase na revelação de Francescon, mas fala-se muito pouco ou nada do batismo como sendo um simbolo daquele que aceita a Cristo como seu salvador.

As vezes divergem até mesmo sobre aquilo que ensinam, numa reunião com anciães, perguntei se um pai solteiro, batizado após o nascimento do filho, pode recitar, a resposta foi: Não (está relatado no meu texto: "Relato de uma reunião como ministério". Ou seja, para os ccbeianos, ora o batismo limpa, ora não limpa.

Cristão CCB disse...

Certa vez conversava com uma irmã e seu esposo, dizia a eles que a CCB faz muito pouco do sangue de Jesus que foi derramado na cruz pelos pecadores.
Se considerarmos os discursos da CCB, sobre "a CCB ser a graça", apenas 2,5 milhões de pessoas se salvariam, estariamos dizendo que todos os que fariam morada nos céus caberia em uma cidade 5 vezes menor que a cidade de São Paulo.
Quando perguntei sobre a situação dos que morreram antes de 1900, como ficaria a salvação deles, a irmã me respondeu que Deus não tem o justo por culpado e nem o contrario.

É triste porque desde que Jesus esteve na terra, o evangelho tem sido levado aos 4 cantos da terra, e a todas as criaturas, inclusive chegou a nós, e as pessoas simplesmente ignoram os esforços e as vidas que foram ceifadas por conta disso.

Vocês sentem alivio em ver gente como eu na CCB porque não estão na minha pele rsrsrs, pessoas como eu são tidas como "pertubadores" e sofrem discriminação, são considerados filhotes de Ricardo Adam. Não sou discriminado e nem cerceado, uma porque não entro em confronto direto e sou instruído, ou seja, eles sabem quem são os coitados que eles podem bater sem sofrer as consequencias, sabem que eu estou embasado na Bíblia e por isso tem que agir com cautela.

Regina Farias disse...

Caro irmão
Repito que fico feliz e aliviada e sei que apesar de tudo, você também fica pois não tem alegria maior, por mais estranha e louca que possa parecer, do que a defesa do Evangelho puro e saudável para uma vida pura e saudável. Isso é AMOR.
E por isso esse é meu intento por meio da escrita como dom que Deus me deu.
Sou uma apaixonada pelo comportamento humano, sempre fui, e vejo as pessoas sofrendo à toa ao colocarem peso nas próprias costas, cheias de mágoas, ressentimentos, lixos na alma, quando a proposta de Jesus é deixar Ele tirar tudo e de graça rsss.
E eu imagino sim, o que você passa, pois dias atrás só porque enviei dica de leitura de livros e de blogs sérios aqui como o teu, fui acusada de querer polemizar e que eu sabia que isso tudo era "perseguição ao povo de Deus".
Não me escandalizo mas me entristeço, claro. Sem contudo perder a fé e a paz.
Graças a Deus!
Ah e eu aproveitei pra adaptar o comentário e coloquei lá no meu blog, dá uma espiada e fica á vontade pra comentar. Ou não rss
Valeu pelo "seguir" rss
Deus te abençõe!

NÉZIA disse...

O QUE EU QUERO É SER FELIZ,SENTIR DEUS NA MINHA ALMA, E SER CHEIA DO SEU SANTO ESPÍRITO, BUSCAR ELE ENQUANTO PODEMOS ACHAR,E O ESPÍRITO SANTO GUIARÁ A CADA UM EM TODA A VERDADE,LENDO TUDO ISSO ME DEU UM SENTIMENTO RUIM PARECE QUE SE NÓS FICAR BUSCANDO PINGOS P/ COLOCAR NOS IIIS FICA PARECENDO QUE DEUS NÃO SABE COMO FAZER A SUA OBRA E AÍ VEM UM TANTO DE COISINHAS QUE SE NÓS FOR ENTRAR NISSO VAI MUITO LONGE, SERÁ QUE DEUS TÁ CONTENTE COM ISSO? EU SEI O QUE QUERO TENHO BASES SÓLIDAS,ESTAS COISAS NÃO ME ABALA E NEM MUDA NADA NA MINHA VIDA, MAS TEM TANTA GENTE QUE SERVE A DEUS MAS AINDA SÃO MENINOS NA FÉ,QUE SE LER UNS NEGÓCIOS DESSES VÃO FICAR TÃO CONFUSUS QUE PODE ATÉ PARAR DE SERVIR A DEUS,INFELISMENTE UM CASAL DA MINHA IGREJA CAÍU NESSAS CONTRADIÇÕES,HOJE SE JOGARAN NO MUNDÃO O DIABO ENTROU E FEZ UMA DERROTA NA VIDA DELES, É LAMENTÁVEL! DEUS É SANTO É PURO É VERDADEIRO,AS NOSSAS OBRAS SÃO PESADAS NA BALANÇA,SE O TEU OLHO TE ESCANDALIZAR TIRA... PQ É MELHOR ENTRAR NO CÉU COM UM SÓ OLHO DO QUE SER LANÇADO NO INFERNO COM OS DOIS, AI DO MUNDO POR CAUSA DOS ESCANDOLOS,É CLARO QUE DEUS VEM BUSCAR UM POVO ZELOZO DE BOAS OBRAS,ONDE ELE ENCONTRAR ESSE POVO COM CERTEZA ELE LEVARÁ P/ O CÉU TENHO CONCIÊNCIA DE QUE ESTE POVO NÃO ESTÁ SÓ NA CONGREGAÇÃO CRISTÃ MAS SE LÁ TEM ALGUMA COISA QUE EU NÃO CONCORDO, NOS OUTROS LUGARES TAMBEM TEM, GOSTO DE LÁ SIRVO A DEUS LÁ DE CORAÇÃO E ALMA, TENHO VISTO MUITAS OBRAS DE DEUS LÁ POREM TENHO CONCIÊNCIA QUE O HOMEM É FALHO, PODE ERRAR MAS DEUS NÃO, ENTÃO O QUE ESTIVER ERRADO O PRÓPRIO DEUS QUE É DONO DA OBRA, SE ELE QUIZER ELE CONSERTA,DEUS ESTÁ NA CCB E EM QUALQUER LUGAR QUE BUSCAR A ELE EM ESPIRITO E EM VERDADE ."AQUELE QUE EM VÓZ COMESSOU A BOA OBRA APERFEIÇOARÁ ATÉ O DIA DE JESUS CRISTO" ENTÃO NÓS JÁ TEMOS QUEM FAZ ISSO POR NÓS,O QUE ESTIVER ERRADO ELE VAI CONSERTANDO CONFORME A SUA VONTADE

Lourival jose da silva disse...

A paz de Deus irmão Mário ,mesmo a distância estou acompanhando, o Blog do Mário ,tenho saudades dos antigos debates ,mas tudo bem este blog continua ,ainda bem que você deixou esse espaço ,de certo modo é um refugio e um refrigério para as almas cristãs ,
Com Amor em Cristo Nas Pegadas do Senhor Jesus

Mario disse...

Lourival, a paz de Deus seja em teu coração!

Para ser sincero, não sinto muita falta dos debates, embora eles tenham contribuído bastante para que eu aprendesse o pouco que sei da Palavra de Deus, pois, tinha que ler a Bíblia antes de falar, nem todos estão preparados para apreciar uma opinião sendo ela divergente, alguns amam mais instituições que o próprio Cristo, daí quando se sentem confrontados e não tem argumentos partem pra inimizade e ofensas.

Emfim, saudades até tenho... mas hoje sou dos que chegaram a conclusão de que religião não se discute... ainda mais com pessoas extremamente religiosas (radicais/fanáticas).

Abraço,

Mario

Regina Farias disse...

Mário,

Estava vendo esse teu texto sobre batismo, porque esses dias veio à tona o tema novamente em minha família.

E mais uma vez, tristemente atesto a 'submissão' de pessoas, não ao Evangelho, mas à doutrina de homens que se dizem portadores de revelações, como se Deus fosse exclusivo e nós não tivéssemos acesso a Ele por meio do Sacrifício Perfeito.

E, não se discute com essas tais que você pontua, justamente porque são fanáticas, radicais. O fanático não tem lucidez para rever seus conceitos. Ele já está engessado pelo denominacionalismo e radicalizou a tal ponto que ficou cego, surdo e mudo à simplicidade/verdade do Evangelho. Gente boa, sincera, gente bem intencionada. Mas que colocam denominação acima de Jesus, usando o Nome de Jesus.

Que pena...

Em Cristo,

R.

Dário Cândido de Oliveira disse...

Irmãos sou administrador do site da www.congregacaocrista.net um site feito para todos nos irmãos da CCB com muito conteúdo para apreciarmos sentindo o poder de DEUS. E venho através deste lhes pedirem apenas para cadastrarem no site www.xiglute.com, uma rede social que criei para me ajudar a pagar os gastos de servidor do site da Congregação Cristã .NET e a trazer mais conteúdo para os irmãos.

O Cadastro é totalmente gratuito assim também como todo o conteúdo do site.

No Xiglute vocês encontraram centenas de Hinos e Videos da CCB. Alem de Dezenas de cursos e jogos grátis.

Me ajudem e cadastrem.

Deus Abençoe a todos vocês irmãos.

O Site para cadastro é www.xiglute.com ou www.xiglute.com.br

Atenciosamente,
Irmão Dário.

Pr. Elnatan Serafin disse...

O irmão Francescon tem um histórico interessante:
- era presbiteriano
- entendeu que o batismo deveria ser por imersão, saiu e batizou-se por imersão
- conheceu os avivalistas da época, inclusive os irmãos que estavam sendo avivados na Rua Azuza;
- andava e tinha comunhão com vários pastores (Durham era um deles, muitíssimo conhecido mundialmente);
- Lombardi, que é o fundador com ele na Argentina, era pastor;
- POR ISSO, ele nao pode ordenar pastores no Brasil, visto que o Francescon era só ancião (cargo auxiliar nas presbiterianas);
- por nunca ter deixado isso claro, nós pastores, sofremos tanto, hoje em dia, com agressões e ofensas por parte dos irmãos da CCB....
- mas basta ler a história do fundador, para ver que ele tinha AMIZADE, RESPEITO e ERA SUBORDINADO AOS PASTORES de sua igreja, aonde faleceu (CCNA).
- Agradeço muito à Deus porque os membros da CCB veem acordando para isso.... e Deus voltará à Reinar, nesta amada igreja.

Postar um comentário

Comente, elogie ou critique a postagem, mas se porte como cristão, não use "palavrões" e nem ofenda pessoas ou instituições.

Seguidores

Divulgação